Edmilson Dove reconhecido pelo Chefe de Estado

O internacional moçambicano Edmilson Dove foi recebido, nesta Segunda-feira, 6 de Julho de 2026, em audiência pelo Presidente da República, Daniel Chapo, numa cerimónia de reconhecimento pelo seu percurso desportivo e pelo contributo para a projecção internacional de Moçambique, após se tornar no primeiro futebolista moçambicano a conquistar o campeonato do Iraque.

Durante o encontro, o Chefe de Estado destacou o desempenho do defesa de 31 anos como um exemplo de dedicação, perseverança e excelência, sublinhando o impacto positivo das suas conquistas na valorização da imagem do país além-fronteiras. Na ocasião, Daniel Chapo reiterou o compromisso do Estado em continuar a apoiar o desenvolvimento dos atletas moçambicanos e incentivou a juventude a seguir o exemplo de disciplina e trabalho do futebolista.

“O vosso sucesso é o sucesso do país”, afirmou o Presidente da República, ao felicitar o jogador pela conquista inédita.

Formado nas camadas de formação do Ferroviário de Maputo, Edmilson Dove transferiu-se para o Al-Quwa Al-Jawiya, do Iraque, em Agosto de 2025, tornando-se no primeiro moçambicano a representar o futebol daquele país. Na época agora concluída, o defesa ajudou o clube a conquistar o título da Liga do Iraque, acrescentando mais um feito relevante à sua carreira internacional.

A distinção presidencial surge como reconhecimento pelo percurso do atleta, que ao longo dos últimos anos tem representado Moçambique em competições internacionais, contribuindo para elevar o prestígio do futebol nacional. O Governo considera que exemplos como o de Edmilson Dove reforçam a importância do desporto como instrumento de afirmação do país e de inspiração para as novas gerações de atletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Categoria: Destaque

Parceiros e Clientes