VENÂNCIO MONDLANE ANUNCIA LUTO NACIONAL E APELA À PARALISAÇÃO EM PROTESTO AOS RESULTADOS ELEITORAIS

O candidato presidencial independente, Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido Podemos  anunciou quatro dias de luto nacional, de 19 a 22 de dezembro, em homenagem às mais de 130 vítimas das recentes manifestações. Durante o live da segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, Mondlane declarou que os dias de luto servirão para lembrar os “heróis da democracia moderna”, desde o assassinato do advogado Elvino Dias até o caso de Mano Shottas, em Ressano Garcia.

Ele orientou que as actividades diárias poderão ocorrer normalmente, sem manifestações de rua ou bloqueios de trânsito. As pessoas deverão se vestir de preto ou branco, conforme a tradição cultural de luto. Além disso, Mondlane apelou para a paralisação das actividades entre 13h e 13h15, momento dedicado ao canto do hino nacional e orações por justiça para as famílias afectadas pela violência.

No domingo, último dia do luto, Mondlane convocou o retorno de apitos e vuvuzelas das 21h às 22h, em uma forma de protesto simbólico, antecedendo o julgamento final do Conselho Constitucional, previsto para segunda-feira, 23 de dezembro.

Nesse dia, Mondlane também pediu uma paralisação total das actividades públicas e privadas, convocando todos a permanecerem em casa para acompanhar a leitura do acórdão, cuja decisão, segundo ele, poderá determinar o futuro político do país. Mondlane afirmou que o veredito da presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, será crucial para o destino de Moçambique, podendo levar a nação à paz ou ao caos.


Categoria: Política

Parceiros e Clientes