Varíola dos Macacos chega à Moçambique

O Ministério da Saúde acaba de anunciar que a Varíola dos Macacos chegou a Moçambique. O anúncio foi feito há pouco pelo ministro do pelouro, Armindo Tiago. E o primeiro caso foi diagnosticado ontem, na Cidade de Maputo. Trata-se de um homem adulto, que foi submetido ao teste no mesmo dia, segundo referem as autoridades.

Armindo Tiago explicou, em conferência de imprensa, que o indivíduo em causa tem um histórico de viagens e, neste momento, decorre o processo de rastreio de todos os contactos possíveis para que sejam submetidos ao teste.

A proximidade é um factor necessário para o contágio pela Varíola dos Macacos, sendo assim, a doença ocorre quando o indivíduo tem contacto muito próximo e directo com um animal infectado, ou com indivíduos infectados por meio das secreções das lesões de pele e mucosas ou gotículas do sistema respiratório.

A transmissão pode ocorrer, também, pelo contacto com objectos contaminados com fluídos das lesões do paciente infectado, isso inclui contacto com a pele ou material que teve contacto com a pele, por exemplo, toalhas ou lençóis usados por alguém doente.


Categoria: Saúde

Parceiros e Clientes