
V FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UPMAPUTO INICIA COM 72 VAGAS ABERTAS
O V Fórum de Pós-Graduação da Universidade Pedagógica de Maputo (UPMaputo) iniciou na quarta-feira 26 de fevereiro de 2025 com o objectivo de promover reflexões e traçar estratégias para a construção da excelência académica em 2025. Com o lema “Estratégias e Reflexões para o aperfeiçoamento da Pós-graduação com vista à construção da Excelência Académica”, o evento ocorre no campus de Lhanguene, com um olhar atento para a planificação e a implementação de práticas inovadoras ao longo do ano académico.
A cerimónia de abertura foi conduzida pelo Reitor da UPMaputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão, que destacou a importância do fórum como um momento de reflexão sobre a resiliência institucional da universidade. Ferrão também enfatizou o compromisso com a excelência académica e a necessidade de um esforço colectivo para enfrentar os desafios da pós-graduação, como a reestruturação curricular, a harmonização de horários, a capacitação dos docentes, o desligamento de funcionários e a acreditação dos cursos.
O Diretor da Direção de Pós-graduação (DPG), Prof. Doutor Malaquias Tsambe, destacou que o evento representa uma oportunidade para ajustar e planejar os procedimentos da pós-graduação, incluindo a oferta de 72 vagas para programas de mestrado no regime laboral. A universidade também anunciou a criação de 24 novos programas, sendo 18 de mestrado e 6 de doutorado. As candidaturas para esses programas estão abertas desde o dia 14 de fevereiro e seguem até 31 de março.
O primeiro dia do fórum foi marcado por uma homenagem à funcionária Celeste Baquete, que recentemente se aposentou da DPG, recebendo aplausos de todos os presentes. Além disso, foram debatidas questões sobre as principais deliberações do Workshop realizado em 2024, a acreditação dos programas de pós-graduação, o relatório da DPG e a plataforma de candidaturas. Também foram discutidos temas relacionados à reforma de cursos de curta duração, a planificação financeira das actividades de pós-graduação à luz da semestralização e a análise jurídica dos instrumentos normativos da pós-graduação.
O segundo dia do evento será dedicado à apresentação das normas e procedimentos revistos e aprovados para a pós-graduação, além de discussões sobre as propostas de horários semestrais para 2025, ajustados ao contexto das faculdades. Também será apresentado o relatório de monitoramento das faculdades.
O evento conta com a participação do Vice-Reitor Administrativo da UPMaputo, Prof. Doutor Gustavo Dgedge, directores adjuntos de pós-graduação, chefes de departamentos de pesquisa e representantes das diversas direcções da UPMaputo.
