TURISMO IMPULSIONA DESENVOLVIMENTO

Texto: Celia Cuco

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou que o sector de turismo desempenha um papel fundamental na recuperação da economia de Moçambique, especialmente após os devastadores impactos do ciclone Idai e de Covid-19. Segundo Nyusi, o turismo está ajudar a reverter os danos econômicos causados por esses eventos e a impulsionar o crescimento econômico do país.

Filipe Nyusi, falava ontem, na abertura da décima edição da Feira Internacional de Turismo (FIKANI), realizada em Maputo, sob o lema  “Turismo: Ferramenta de Desenvolvimento Económico e Transformação Social”

Nyusi destacou o papel vital do turismo como um dos principais motores da economia e de criação de renda. Ressaltou como o sector tem contribuído significativamente para a recuperação econômica do país.

A actual edição da Feira Internacional de Turismo (FIKANI), que está a ser realizada no Centro Cultural Moçambique-China, conta com aproximadamente 6.500 participantes e mais de 220 expositores. O evento tem como objectivo promover o turismo moçambicano tanto na região Austral da África quanto globalmente, atraindo profissionais do sector de viagens e destacando as potencialidades turísticas do país.

Trata-se de um evento que reúne personalidades para reflectir sobre questões relacionadas ao sector de turismo. Este ano, o foco está na contribuição da indústria turística para o crescimento e desenvolvimento da economia.

Além de expor produtos turísticos e oportunidades de negócios, o Governo pretende promover debates sobre o sector de turismo, desenvolver mecanismos para oferecer serviços e pacotes promocionais de transporte aéreo, ferroviário, rodoviário e incentivar passeios e estágios profissionais na área.

A grande novidade desta edição da FIKANI é uma exposição fotográfica que destaca os marcos do turismo em Moçambique ao longo dos últimos 10 anos. Além disso, há um pavilhão intitulado “Cantinho Palmilhar Moçambique”, que oferece serviços e pacotes de empresas de transporte aéreo, ferroviário, fluvial e terrestre, conectando-os aos produtos turísticos.


Categoria: Cultura

Parceiros e Clientes