TotalEnergies poderá retomar operações em Cabo Delgado

A petrolífera francesa TotalEnergies poderá retomar as operações de exploração de Gás Natural Liquefeito (GNL), na Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, logo que estiverem criadas as condições, prometeu o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias.

Segundo Carlos Zacarias, o Governo e a TotalEnergies mantêm constantemente reuniões técnicas de avaliação da situação na província para aferir a viabilidade da retoma dos trabalhos.

“Naturalmente que uma retoma das actividades vai depender da percepção específica de cada concessionário relativamente às condições de segurança”, frisou o Ministro, quando falava a jornalistas no âmbito do sétimo conselho coordenador do Ministério que dirige.

Na ocasião, Zacarias reconheceu que nos últimos tempos as condições sociais em Cabo Delgado mudaram drasticamente devido a ocorrência de actos terroristas.

“Há desafios relativos a segurança, sobre os quais o Governo está a trabalhar, e nós verificamos que a situação mudou radicalmente nos últimos tempos. Pelo menos do nosso lado, esperamos que as condições que estiverem criadas convençam a Total a retomar as actividades”, referiu.

A Total, cujo consórcio vai investir mais de 20 mil milhões de dólares na exploração de GNL, suspendeu o desenvolvimento do projecto na região devido a um ataque em 2021, arredores das infra-estruturas do empreendimento, no distrito de Palma, em Cabo Delgado.


Categoria: Economia

Parceiros e Clientes