Terrorismo e desastres naturais comprometem desenvolvimento – PM

A combinação dos impactos negativos dos efeitos climáticos extremos e das acções terroristas na província de Cabo Delgado terrorismo está a contribuir para a pressão sobre os preços dos produtos e serviços no mercado interno, com consequências para o desenvolvimento do país.

Esta é a explicação dada ontem, na Assembleia da República, pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, na sessão de Perguntas ao Governo, na qual se fez acompanhar pelos ministros da Economia e Finanças, Max Tonela; Transportes e Comunicações, Mateus Magala; Saúde, Armindo Tiago; Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia; Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua; e Carlos Mesquita, das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

Adriano Maleiane falou dos cenários internacionais que também afectam Moçambique, como o conflito na Ucrânia, cujo impacto nos preços das commodities, sobretudo cereais, petróleo e seus derivados, tem influenciado negativamente o desempenho da economia mundial e o aumento acentuado da inflação. Estes factores contribuíram para que, no mês de Março, o país registasse uma inflação situada em 10,82%, contra 6,65% em igual período do ano passado.


Categoria: Política

Parceiros e Clientes