Standard Bank prevê queda da inflacção para 9,9% este ano
O Standard Bank prevê queda da inflacção para 9,9% este ano e um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano na ordem de 4,2%, segundo o economista-chefe do banco, Fáusio Mussá.
“Apesar de os riscos serem elevados, ajustamos a nossa previsão de inflacção para 9,9%, em termos anuais, no final de 2023, após ter atingido 10,9 em Dezembro [de 2022]”, disse, citado no suplemento económico do jornal Notícias.
De acordo com Mussá, os preços dos alimentos vão abrandar e os dos combustíveis tenderão a estabilizar-se.
“Essas perspectivas são consistentes com as nossas previsões de que o crescimento do PIB registe um aumento modesto em 2023 para 4,2%, após uma estimativa de 4,1%, em 2022”.
Da perspectiva de produção, o sector primário vai ser o mais significativo e impulsionador desse desenvolvimento. O crescimento vai ser mais lento no sector secundário e de serviços “devido ao impacto esperado da política monetária restritiva e do ajuste fiscal previsto”.
Por outro lado, o Purchasing Manager’s Index do banco, recentemente publicado, revelou que a economia nacional contraiu-se no início do ano. A fraca procura levou a uma nova queda da actividade empresarial.