
SED lança Semana Nacional do Desporto
Sob o lema “Desporto, Investimento e Desenvolvimento”, o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, procedeu, na sexta-feira (16), no Circuito António Repinga ao lançamento da Semana Nacional do Desporto.
A Semana Nacional do Desporto é uma iniciativa do Governo que se realiza de 18 a 25 de Setembro de cada ano, e desde 1980 que o Governo celebra esta semana com o objectivo de promover a massificação das actividades físicas, lúdicas e fomentar a cultura física e desportiva no seio da população moçambicana.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, começou por dizer que Semana Nacional do Desporto é o espaço de convívio que o Governo criou para a promoção contínua do Desporto como instrumento de promoção da Paz e do Desenvolvimento.
De acordo com Mendes, é durante a semana que o Governo vem publicamente manifestar o seu reconhecimento às figuras e personalidades do desporto que pelos seus feitos, constituem pontos de referência para adolescentes e jovens, sendo que no dia 25 de Setembro de 2022, o nosso país comemora o 56º Aniversário do Desencadeamento da Luta Armada de Libertação Nacional e em simultâneo, o Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique – FADM.
Para o titular da pasta do desporto, o reconhecimento é extensivo a todos os jovens militares que contribuíram para a independência nacional, e aos que presentemente se encontram na linha da frente de combate ao terrorismo na província nortenha de Cabo Delgado.
Num outro desenvolvimento, o Secretário de Estado do Desporto afirmou que vários são os eventos que irão abrilhantar esta semana, sendo que em todas as províncias haverá uma Légua massiva que será realizada em simultâneo em todas as capitais provinciais, distritais, e nas localidades do país, e o sinal de partida será emitido a partir da cidade de Lichinga, pelas 06H00 horas da manhã.
Segundo Carlos Gilberto Mendes, a participação é aberta a todos os interessados, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, devendo envolver todos os segmentos da sociedade, entre políticos, governantes, membros das forças de defesa e segurança, trabalhadores, estudantes, pessoas com deficiência e a sociedade civil em geral.
A terminar, o Secretário de Estado do Desporto, apelou a todos os cidadãos para aderirem à prática de um estilo de vida saudável, onde a actividade física faz parte do quotidiano de todos os segmentos e extractos da sociedade.
