Proprietários de bombas de combustíveis lavam dinheiro e financiam o terrorismo
Existem proprietários de postos de abastecimento de combustíveis em Moçambique que se servem do negócio para lavarem dinheiro e financiarem o terrorismo na província de Cabo Delgado, segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi.
Esses donos de bombas de combustíveis estão na província de Sofala, segundo Nyusi, que disse ter “informações de pessoas [os empresários] que usam estes meios para subsidiar o terrorismo”.
De acordo com portal ‘Sapo’, Filipe Nyusi falava durante uma reunião com os Conselhos Executivo e de Representação do Estado na província de Sofala. E, na ocasião, o PR disse que algumas dessas pessoas estão foragidas.
“Quando os fomos procurar, tinham desaparecido. Eram donos de algumas bombas [postos de combustíveis”, frisou o chefe de Estado.
Neste sentido, Nyusi apelou a Autoridade Tributária e ao Ministério dos Recursos Minerais e Energia para apertarem o cerco durante a fiscalização.
“Vocês têm de controlar isso. A proliferação [de negócios só é bem-vinda] se [for] para o desenvolvimento. Mas se for para lavagem de dinheiro, não. Movimentem sim dinheiro, mas de forma legal”, disse o Presidente, sem avançar mais detalhes sobre o assunto.