PR insta CC a priorizar a juventude na agenda política

O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, instou os membros do Comité Central (CC) do partido no poder a “encarar o trabalho com a juventude como uma das maiores prioridades da agenda política da actualidade”. Nyusi falava na abertura, esta manhã, em Inhambane, do seminário de indução e integração dos membros eleitos no XII Congresso da Frelimo, realizado no passado mês de Setembro, na Matola.

Para Nyusi, a competição mais intensa tem sido captar o voto da juventude, um segmento social que, refere,  constitui a maior faixa demográfica do país.

“Os partidos procuram superar os vários desafios que a juventude enfrenta, como emprego, habitação, que a torna vulnerável a práticas nocivas, destacando-se a criminalidade, consumo de drogas, entre outras. Por isso, os membros do Comité Central devem encarar o trabalho com a juventude como uma das maiores prioridades d agenda política da actualidade”.

Filipe Nyusi referiu que “é extremamente vital que os membros do CC prestem apoio necessário aos órgãos do partido em cada escalão no reforço do trabalho político com a juventude”.

“Como dizia o saudoso Presidente Samora Machel, a juventude é o palco de confrontação entre as forças de revolução e as forças de reacção. Quer isto dizer que tanto nós, como os nossos opositores, sejam eles os partidos políticos da oposição ou outros actores internos e externos que procuram nos afastar do poder, procuram a todo custo atrair a juventude na concrectização das suas agendas. Os principais actores das convulsões sociais e políticas são maioritariamente jovens”, explicou, antes de concluir.

“É por esta razão que temos estado a insistir na necessidade de rejuvenescimento da própria OJM, como do partido para elevar o nível da consciência da juventude sobre a sua responsabilidade na edificação da nação. Daí que, no nosso programa de governação, contemplamos acções visando o acesso ao emprego e auto-emprego, formação técnico-profissional, influenciando os jovens a não se deixar levar por projectos utópicos e insustentáveis”, destacou Filipe Nyusi, Presidente da Frelimo, que também é Presidente da República.


Categoria: Destaque

Parceiros e Clientes