PASSAM HOJE 136 ANOS DESDE  QUE GUSTAVO EIFFEL,  MAURICE COCHElAN E EMIlE NOUGUIIER  SUPERARAM AS CRÍTICAS E INAUGORARAM A INFRAESTRUTURA MAIS ATRAENTE DA EUROPA.

Numa manhã  como hoje,  mas na quarta-feira, há 136 anos atrás, na cidade de Paris, o mundo presenciou a inauguração daquele que era na altura o edifício mais alto, isso depois de várias críticas de diferentes sensibilidades da sociedade Francesa.

Ela é actualmente considerada uma das sete maravilhas do mundo. 

Sua constipação foi para assinalar  o centenário da Revolução Francesa, quando um grande concurso havia sido organizado, tendo como tema a possibilidade de erguer sobre o campo de Marte uma torre de ferro de base quadrada, com 125 metros de largura e 300 metros de altura. 

Dos 107 projetos apresentados, o escolhido foi de Gustave Eiffel. Tinha ao seu lado Maurice Cochelan e Emile Nouguier, como engenheiros, e Steven Salvestre, como arquiteto. 

Apesar de ganhar a aprovação do júri, a Torre Eiffel não era muito popular entre os principais artistas, e intelectuais franceses. Muitas pessoas questionavam a existência da torre, e lamentavam que sua estrutura fosse de uma estética muito diferente da elegante e refinada Paris. Mas, apesar dos protestos, a torre foi construída. Na época, a obra tornou-se a mais alta estrutura metálica construída pelo homem, acompanhando uma tendência arquitetônica. 

A Torre Eiffel tem altura de 300 metros, e quando foi inaugurada, pesava mais de 7 mil toneladas. Estima-se que hoje ela chegue a 10 mil. Para levantar a torre, foram necessários mais de 200 funcionários trabalhando na obra. A construção durou dois anos, e se enrolou em três etapas. A construção do primeiro andar, terminando em 1º de abril de 1888. A construção do segundo andar, terminada em 14 de agosto de 1888. E, por fim, a montagem definitiva até o topo da torre, dia 31 de março de 1889. Quando o monumento foi inaugurado, Gustave Eiffel subiu os 1.710 degraus da torre, que nessa época tinha 312 metros de altura, para colocar em seu topo a bandeira tricolor da França. De início, estava previsto que a torre fosse durar apenas 20 anos, e logo ela teria que ser destruída. Porém, com milhões de visitantes do mundo inteiro vindo conhecê-la, acabou se tornando uma espécie de símbolo da potência industrial francesa na época, e começou uma jornada para tornar-se um símbolo nacional importante. Gustave Eiffel também teve um papel determinante para que a torre não fosse destruída. Ele se empenhou em provar a utilidade científica da torre de diversas formas. Mas, no final das contas, o que salvou de verdade a torre foi a sua utilização como antena de rádio, inicialmente para as comunicações militares, e em seguida para uma comunicação radiotelegráfica permanente. A torre teve muito útil na Primeira Guerra Mundial. E veja só, hoje em dia ela é o monumento pago mais visitado do mundo, além de ser o edifício mais alto de Paris, com 324 metros de altura, e até 1930 foi a estrutura mais alta do mundo. E bom, é isso aí galera, eu espero que vocês tenham gostado. 

CURIOSIDADES DO EDIFÍCIO.

1. Protesto dos artistas Quando foi construída para a Exposição Universal de 1889 em Paris.

a Torre Eiffel foi amplamente criticada por artistas e intelectuais que a chamaram de monstro de ferro e achavam que ela arruinaria a estética da cidade.

2.Tempo de construção.

A Torre Eiffel levou apenas dois anos, dois meses e cinco dias para ser construída, um feito impressionante para a época, utilizando 18.038 peças de ferro e mais de 2 milhões e meio de rebites.

3.Torre temporária.

Inicialmentea torre foi planejada para ser desmontada após 20 anos, mas foi mantida devido a sua utilidade como uma torre de transmissão de rádio.

4.Pintura constante.

A Torre Eiffel é repintada a cada sete anos para proteger o ferro da corrosão. Estima-se que sejam usados cerca de 60 toneladas de tinta em cada repintura.

5.Altura variável.

A altura da Torre Eiffel varia cerca de 15 centímetros dependendo da temperatura, devido à expansão e contração do ferro.

6.Experimentos científicos.

Gustave Eiffel permitiu que a torre fosse usada para vários experimentos científicos, como estudos de meteorologia, física, e até meteorologia. Mesmo em transmissão de rádio.

7.Cores mudaram.

A Torre Eiffel não foi sempre da cor que conhecemos hoje. Originalmente, ela era pintada de vermelho para evitar ferrugem. Desde então, passou por várias mudanças de cor, incluindo amarelo, E marrom.

8.Apartamento secreto.

Gustave Eiffel construiu um pequeno apartamento no topo da torre para seu uso pessoal. O espaço era usado para encontros com outros cientistas e ainda está preservado, embora não seja aberto ao público.

9.Tentativa de venda.

Em 1925, o vigarista Victor Lustig conseguiu vender a torre Eiffel como sucata duas vezes. Ele convenceu empresários que o governo queria desmontar e aceitou subornos para garantir o contrato.

10.Visitas icônicas.

A torre Eiffel já recebeu visitas de inúmeras figuras históricas, incluindo Thomas Edison, que presenteou Gustave Eiffel com um fonógrafo, e Hitler que, ao visitar Paris durante a Segunda Guerra Mundial, ordenou que os cabos do elevador fossem cortados para que e

le tivesse que subir a pé.


Categoria: HistóricoNUM DIA COMO HOJE

Parceiros e Clientes