ÓRGÃOS SOCIAIS DA APME TOMAM POSSE COM FOCO NAS PARCERIAS

Os novos órgãos sociais da Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME), eleitos no dia 9 de dezembro de 2024, tomaram posse nesta segunda-feira, 16 de deszembro de 2024 para um mandato de quatro anos. O novo elenco, liderado por Osvaldo Fidel Maute, tem como prioridade o fortalecimento de parcerias com diversas entidades, como associações empresariais, câmaras de comércio, federações, CTA, organizações profissionais, sociedade civil e com os próximos Governos de Moçambique.

De acordo com Inocêncio Paulino, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APME, estas parcerias são essenciais para a implementação de uma Agenda Nacional Sustentável. A iniciativa visa a criação de acções estruturadas e coordenadas, que promovam a geração de empregos, valorizem talentos, incentivem a industrialização, a paz, a justiça social e as exportações, além de proteger o capital humano e o produto nacional, respeitando os princípios de complementaridade e competitividade empresarial, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

A APME espera que essas colaborações tragam resultados concretos, com especial atenção à adopção de políticas que favoreçam as MPMEs moçambicanas. Entre as acções previstas estão a implementação de uma política de conteúdo nacional que proteja os negócios locais, o incentivo ao surgimento de instituições financeiras de capitais maioritariamente moçambicanos e a concessão de créditos às empresas privadas, com menos burocracia e taxas de juros abaixo de 10%. Além disso, destaca-se o combate à corrupção, clientelismo, nepotismo e tráfico de influências, bem como o apoio à inclusão de fornecedores locais nas grandes empresas e multinacionais, com uma meta de garantir que pelo menos 70% dos fornecedores de bens e serviços sejam moçambicanos.

Osvaldo Maute, Presidente do Conselho de Direção da APME, agradeceu a confiança recebida e reafirmou seu compromisso com a inclusão, destacando que apenas com o trabalho conjunto será possível superar os desafios enfrentados pelas PMEs moçambicanas.

O Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, parabenizou o novo elenco da APME e incentivou-os a elaborar um plano estratégico para guiar a organização, com respeito aos instrumentos normativos e ao espírito de transparência e prestação de contas. A CTA manifestou sua disposição em apoiar o novo elenco da APME sempre que necessário.

Além da cerimónia de posse, a APME aproveitou a ocasião para lançar uma plataforma de desenvolvimento de negócios voltada para Startups e assinou um Memorando de Entendimento com a Ad Value, Comunicação Estratégica.


Categoria: Economia

Parceiros e Clientes