Oportunidades de formação alcançam 600 mil raparigas
Mais de 600 mil raparigas que frequentam a 5ª e 7ª classes deverão beneficiar de oportunidades de empoderamento e educação, até ao fim do ano, no país, visando estimular a sua retenção na escola e desencorajar uniões prematuras.
As actividades estão inseridas na iniciativa “Eu Sou Capaz”, promovida pelo Gabinete da Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, no quadro dos esforços para reduzir os níveis de abandono escolar e gravidezes na adolescência, cuja consequência é a contracção da fístula obstétrica.
Entre as acções motivadoras, constam a distribuição de material escolar, uniformes e formação em meios de vida para as alunas que transitam para a 8ª classe.
A informação foi prestada ontem, na cidade nigeriana de Abuja, pela primeira-dama, no lançamento da campanha “Nós Somos Iguais”, promovida pela Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OPDAD).
Trata-se de um movimento que insta os países-membros a unirem esforços para a educação da rapariga. A campanha propõe-se a reforçar as intervenções em curso no sector da Educação e permitir o regresso das raparigas que, devido a vários factores, abandonaram os estudos (noticias).