O medo é inimigo do sucesso

-diz o jovem empreendedor, Jossias Matouassanga

É um jovem que desde cedo acreditou no seu potencial e começou a sonhar alto, mesmo diante de dificuldades que a vida por vez imputou. Considera-se irrequieto e teimoso quando o assunto é atingir os seus objectivos. É dinâmico e sabe ser estar perante as adversidades. Ainda pequeno, o seu pai já o incentivava a correr atrás das coisas para se firmar na vida. Ele acredita que se quiser crescer e firmar-se na vida social, profissional e pessoal, é necessário perder o medo, arriscar e seguir em frente.

Nasceu na província de Cabo Delgado, mas é em Nampula onde cresceu iniciou a dar os primeiros passos de sua vida, por isso a considera como a sua casa, pois foi lá onde começou a projecção para o sucesso. Já foi promotor de espectáculos, agenciador de artistas nacionais, trabalhou na criação de projectos e é co-fundador da Associação União Académica para o Desenvolvimento Humano e Desnutrição Infantil, onde exerce a função de presidente.

Hoje com 33 anos de idade, formado em Gestão de marketing, é visivelmente um homem feito, graças a sua persistência, dedicação e comprometimento. Estamos a falar do jovem empreendedor Jossias Matouassanga, proprietário da JOMA TAXI, uma marca no ramo de transporte privado, detida pelo Joma Group.

A história da criação da JOMA TAXI surgiu num contexto da nova dinâmica de falta de transportes na região metropolitana de Maputo, particularmente na capital do país, mas também, de acordo com o empreendedor, queria resgatar o velho sonho de ter a sua própria frota de táxis, já que havia experimentado na cidade de Nampula e não dera certo por várias razões.

Em 2020 começou a pensar num projecto novo, já que vem empreendendo desde os seus 18 anos de idade. Explicou que foram várias tentativas e em várias coisas e chegou a conclusão de que poderia fazer alguma coisa para minimizar a falta de transportes na cidade de Maputo, numa altura em que observava anomalias no sector.

“Como começamos! Eu e a minha esposa sentamos e começamos a juntar ideias e sinergias e achamos que era possível através das reclamações de alguns motoristas e clientes de alguns táxis no mercado, pensamos em trazer um diferencial e havia espaço para tal, dai nasceu a JOMA TAXI”, disse.

Lembrou que a primeira viatura que a JOMA TAXI adquiriu foi oferta de sua tia, um carro de marca FanCargo que estava parqueado há algum tempo e depois de três meses, devido as dinâmicas do mercado e por forma a responder as exigências, adquiriram a sua primeira viatura de marca Ractis.

“Da FanCargo nasceu a JOMA TAXI. Tivemos suporte das pessoas que acreditavam no projecto e graças a Deus, da projecção que fizemos de crescimento de seis meses, tivemos um crescimento precoce. Em dois meses já tínhamos maior procura de que a oferta. Tivemos que correr atrás da oferta para equilibrar aquilo que era a procura”, esclareceu.

Num período de um ano, a JOMA TAXI tem cerca de 14 viaturas e a previsão é até o fim deste ano chegar a cifra de 20 carros.

“O nosso sonho obviamente é de ligar todo o país, mas primeiro queremos consolidar a marca cá na cidade de Maputo. Isso vai dar-nos a possibilidade de expandir para outros mercados com mais propriedade, pois já saberemos que o mercado funciona”, vincou.

Como uma equipa jovem, com mente bastante dinâmica e uma visão holística Jossias garantiu que irão trabalhar afincadamente para melhorar a sua posição no mercado de táxis. “Queremos aumentar a nossa frota. Até ao fim de ano precisamos ter pelo menos 20 carros. A breve trecho queremos estar fixados na cidade da Matola e alongo prazo estar na Beira e Nampula”, concluiu.


Categoria: Entrevista

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