NYUSI EMPOSSA NOVO GOVERNADOR PARA A PROVÍNCIA DE MAPUTO
O Presidente da República, Filipe Nyusi, conferiu posse ao novo governador para a província de Maputo, Manuel Tule, a quem deixou a missão de catapultar o desenvolvimento económico desta região de Moçambique. Recomendou uma maior diversificação da produção, aumento da produtividade e comercialização agrícola, bem como mais incentivos ao investimento na cadeia de valor dos produtos pecuários.
Para o aumento da cadeia de valor, o Chefe do Estado apontou o melhoramento genético, sanidade animal, abate e processamento, incluindo a promoção da província de Maputo, como um destino turístico de excelência.
“Esperamos um rápido enquadramento dos planos em implementação e domínio das necessidades e potenciais da província, para o seu devido aproveitamento”, disse.
Tule também tem a missão de observar particularmente uma gestão criteriosa dos recursos hídricos na implementação do Plano de Contingência da época chuvosa em curso e de secas cíclicas.
A tomada de posse ocorre num momento em que faltam apenas alguns meses para o final do quinquénio governativo, com a realização, a 09 de Outubro próximo, das eleições presidenciais, legislativas e IV provinciais, sendo por isso, constitui, de acordo com Nyusi, um desafio premente o alcance das metas previstas dos principais instrumentos programáticos.
Além do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, Nyusi enfatizou também os planos quinquenais dos governos provinciais, cujas metas devem ser avaliadas ainda no ano em curso.
Cabe ao novo governador a missão de garantir um relacionamento digno com as forças vivas locais como sejam “o sector privado, a classe empresarial, as autoridades comunitárias e religiosas, camponeses e pequenos produtores, as diversas organizações e associações, que perseguem interesses específicos”.
Tule deve também assegurar a participação do cidadão na tomada de decisões.
“No exercício das funções que hoje abraça, encontrará dirigentes, técnicos especializados e outras pessoas de reconhecida experiência e mérito que constituem um capital humano a aproveitar para um desempenho bem-sucedido”, afirmou.
Aliás, disse Nyusi, a articulação com a Assembleia Provincial é determinante para o funcionamento dos órgãos executivos provinciais, com os seis municípios da província, para uma governação equilibrada e produtiva.
Num breve contacto mantido com a imprensa, Tule disse que para o cumprimento dos planos vai envolver todas as entidades da província, em particular, agentes económicos.
Tule reconheceu as intempéries que os desafios que vai enfrentar devido a ocorrência cíclica de eventos extremos.
“Realmente a nossa província é daquelas que tem sofrido ciclicamente eventos extremos, falamos de calor intenso, cheias que, às vezes acontecem nas nossas bacias [hidrográficas], portanto, o trabalho é juntarmos a população, primeiro para proteger a vida, e procurarmos formas de produzirmos para alimentarmos a província e reduzirmos a dependência externa”, disse.
Docente de profissão, Tule ocupou cargos de director de Educação, Juventude e Tecnologias na província de Maputo, inspector para área de Ensino Técnico Profissional
Tule substitui Júlio Parruque, empossado em Janeiro de 2020.
Parruque foi cabeça-de-lista pela Frelimo, partido no poder, e vencedor das últimas eleições autárquicas no município da Matola, província de Maputo. Entretanto, devido a incompatibilidade de funções, cessou para tomar posse na próxima quarta-feira (07) como presidente do município (AIM).