Na Cimeira e Exposição de Gás e Energias: FNB enaltece o Papel dos Bancos e Fundos Soberanos
O FNB Moçambique patrocina, mais uma vez, a Cimeira e Exposição de Gás e Energias de Moçambique, que terá lugar nos próximos dias 14 a 15 de Setembro no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
O evento, a acontecer sob o lema “Fomentar Parcerias Globais, Segurança Sustentável e Crescimento Económico”, tem o aval do Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique (MIREME) e é organizado em parceria com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).
O representante do FNB Moçambique, Jonathan Ross, informou que, em termos de temas, a entidade que representa irá abordar o financiamento do sector energético de Moçambique olhando concretamente para o papel dos bancos e fundos soberanos no sector.
“A crise energética global realçou a importância de Moçambique. Por outro lado, a segurança sustentável, o investimento bem-sucedido e o crescimento económico do sector dos recursos no País exigem financiamento direccionado, parcerias globais e um banco que compreenda o contexto e os objectivos de desenvolvimento da Nação”, explicou.
Ross revelou ainda que o FNB, juntamente com os seus parceiros, financiou projectos de grande escala em Moçambique, sublinhando que o banco é capaz de contribuir com uma visão contínua e projectos estruturados de acordo com as necessidades dos clientes e as necessidades mais vastas da indústria.
Por seu turno, para a responsável de Recursos Energéticos do FNB Moçambique, Ducla dos Santos, “esta Cimeira é a oportunidade perfeita para que Governos, operadores, pequenas e médias empresas possam avaliar o panorama energético em constante evolução e explorar ideias e abordagens que assegurarão o sucesso, a longo prazo, de Moçambique e dos seus cidadãos no seio da indústria energética global”.
A Cimeira visa também promover mais parcerias para o crescimento económico do País no sector dos Recursos Energéticos.