
Moçambique termina em 3.º lugar no “Africano” de Natação da Zona VI
34 medalhas das quais 10 de ouro, 17 de prata e 7 de bronze. Este é o saldo da participação da selecção nacional de natação na 19ª edição do Campeonato Africano da Zona VI, prova realizada de 3 a 7 de Maio, em Luanda, Angola.
No quadro geral de medalhas, Moçambique fechou a sua participação na 4.ª posição, sendo que na classificação por equipas ficou em 3.º lugar com 1652 pontos dos quais 903 em masculinos e 749 em femininos.
Na Piscina de Alvalade, estiveram em destaque na prova os nadadores Matthew Laurence, Caio Lobo, Kyle Masihh e Kaio Fafitine (Clube Barracudas de Maputo), Diego Boca, Mason Cohen, Cleyton Munguambe e Abdul dos Santos (Clube Tubarões de Maputo) que açambarcaram medalhas de ouro e prata.
Já no escalão de femininos, evidenciaram-se as nadadoras Marta Mpfumo (Tubarões) e Ângela Chicumbe (Barracudas).
A Namíbia foi a grande vencedora da prova com 94 medalhas, sendo 38 de ouro, 29 de prata e 27 de bronze, seguida da anfitriã Angola com 59 das quais 22 de ouro, 19 de prata e 18 de bronze.
A fechar os lugares de pódio, a África do Sul contabilizou 39 medalhas, das quais 11 de ouro, 15 de prata e 13 de bronze.
Na 5.ª posição, tivemos a Zâmbia com 28 medalhas (10 de ouro e igual número de prata ainda 8 de bronze), enquanto eSwatine contabilizou 11 medalhas, das quais 6 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.
A 19.ª edição do Campeonato Africano da Zona IV, encerrado ontem com a disputa da prova em águas abertas na Ilha do Mussulo, em Luanda, contou com a participação de nadadores de 12 países, nas distâncias de três e cinco quilómetros. Angola, África do Sul, Namíbia, Moçambique, Zâmbia, Botswana, eSwatini, Mauritânia, Uganda, Lesotho, Seychelles e Tanzânia foram os países que competiram no evento.
Lembre-se que, ano passado, na Zâmbia, a selecção nacional ficou em 2.º lugar com um total de 60 medalhas, das quais 24 de ouro, 20 de prata e 16 de bronze.
Feitas as contas, Moçambique contabilizou 1987,50 pontos, tendo sido superado apenas pelo vencedor Zimbabwe com 2735. Em terceiro e quarto lugares ficaram a anfitriã Zâmbia e a vizinha África do Sul, respectivamente – o pais
