MOÇAMBIQUE REAFIRMA COMPROMISSO DE TRABALHAR NO  PLANO DE ACÇÃO DE CAIRO

O compromisso foi manifestado pela Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, durante a 57ª Sessão da conferência Internacional de População e Desenvolvimento (ICPD) das Nações Unidas que decorreu sob o lema “Avaliação dos Progressos dos 30 anos de Implementação do Plano de Acção de Cairo”, entre os dias 29 de Abril a 03 de Maio em Nova Iorque nos Estados Unidos da América.

Nesta missão a Vice-Ministra de Economia e Finanças fez-se acompanhar por quadros dos Ministério da Economia e Finanças, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e da Missão Permanente de Moçambique junto das Nações Unidas.

A participação nesta Sessão foi marcada pela celebração dos 30 anos da Conferência de Cairo e tem como objectivos a avaliação do grau de implementação do Plano de Acção de Cairo, os desafios enfrentados, os progressos, bem como, o seu impacto no desenvolvimento e crescimento económico dos países.

Esta conferência assinalou igualmente o contexto de crescimento populacional observado no mundo, onde segundo dados estatísticos da Comissão sobre População e Desenvolvimento das Nações Unidas, a população mundial, cresceu de 5 biliões em 1987 para cerca de 7,8 biliões em 2023, prevendo-se que atinja cerca de 10 biliões de habitantes em 2050, sendo o continente africano, o segundo mais populoso com cerca de 1.3 biliões de habitantes após a Ásia com 4.6 biliões.

Intervindo no evento, a Vice-Ministra destacou a situação actual de crescimento populacional do País de cerca de 2,6% em termos médios entre os últimos censos elevando a população total para 32,4 milhões de habitantes em 2023, contra cerca de 10 milhões de habitantes em 1975, prevendo-se que atinja cerca de 60 milhões de habitantes em 2050.

Anotou ainda as implicações do crescimento populacional no incremento da taxa de dependência demográfica e no dividendo demográfico do país, bem como nos desafios da priorização dos recursos públicos entre os sectores sociais e produtivos.

Entre os ganhos alcançados pelo País, foi sublinhada a revisão em curso da Estratégia de Desenvolvimento Económico do País (ENDE) que passa a contemplar um pilar que destaca a transformação social e demográfica do país. Em termos de impacto das políticas implementadas pelo País nos indicadores sociais, destacou que o País logrou alcançar a redução da mortalidade materno–infantil, maior empoderamento dos jovens e particularmente da rapariga para além da criação de condições de resiliência do País face aos vários choques decorrentes das mudanças climáticas, dos ataques terrorista no Norte, e de factores epidemiológicos, com impacto na economia e no tecido social do País.

À margem desta conferência, Carla Louveira manteve um encontro com o Secretário-Geral Assistente e Director Executivo Adjunto do Fundo das Nações Unidas para a População, Andrew Saberton. Neste encontro foram passadas em revista as prioridades de colaboração entre as Nações Unidas, particularmente do UNFPA com o Governo, onde se frisou a necessidade de fortalecimento cada vez mais na produção e utilização de dados estatísticos fiáveis como subsídios importantes para as políticas públicas.


Categoria: Economia

Parceiros e Clientes