MOÇAMBIQUE NÃO VAI PARTICIPAR DO MUNDIAL DE BASQUETEBOL
A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) confirmou que a Seleção Nacional feminina não participará no Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, que será realizado no México, de 19 a 25 de agosto deste ano. As razões para essa decisão ainda não foram divulgadas, mas isso significa que a equipe não competirá por uma vaga no Mundial de 2026.
A direção da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), sob a liderança de Paulo Mazivila, anunciou que explicará os motivos da desistência da Seleção Nacional feminina do Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026 em uma conferência de imprensa, programada para esta manhã na sede da FMB. Sem dar detalhes antecipadamente, a federação optou por esclarecer a decisão em um momento posterior.
Moçambique teve sua primeira participação em um Campeonato do Mundo de Basquetebol feminino há 10 anos, em 2014, na Turquia, marcando um marco histórico para o país no cenário internacional do basquete feminino. A ausência na fase de qualificação atual pode ser vista como um revés, considerando os avanços feitos desde então.
A Seleção Nacional de Basquetebol Feminino de Moçambique tinha programado viajar na última quinta-feira para o Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde realizaria um estágio pré-competitivo até quarta-feira, preparando-se para a participação no Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo. No entanto, problemas financeiros causaram uma mudança nos planos de preparação, ainda que Paulo Mazivila, presidente da FMB, tivesse assegurado que a equipe viajaria para o México com grandes expectativas de avançar na competição.
Apesar das dificuldades financeiras, a expectativa era que Moçambique estreasse na competição na madrugada de terça-feira (20 de agosto), enfrentando a equipe anfitriã, o México. A equipe ainda tinha agendado enfrentar Montenegro dois dias depois e encerrar a fase de grupos contra a Nova Zelândia na madrugada de sábado.
Porém, na manhã de hoje, a FMB emitiu um comunicado anunciando a desistência da equipe do torneio. Paulo Mazivila, em uma conferência de imprensa, se comprometeu a explicar os detalhes dessa decisão inesperada, que pegou de surpresa tanto os torcedores quanto os envolvidos no basquetebol nacional.