Moçambique introduz vacina contra Malária

Mocambique poderá introduzir, a partir do próximo ano, 2024, a vacina contra a Malária. A promessa foi feita na segunda-feira, 11 de dezembro de 2023, em Maputo, pela Aliança Mundial para a Vacinação e Imunização, GAVI.

O Director Executivo da GAVI, David Marlow, de visita a Moçambique, referiu que a instituição está a mobilizar apoios para ajudar Moçambique na aquisição de outras vacinas para o tratamento do cancro do colo de útero.

Falando, após um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, o Director Executivo da GAVI, referiu que a instituição já investiu, de 2021 até esta parte, mais de 600 milhões de dólares destinados a apoiar Moçambique na imunização da população.

Desde o início da parceria entre Moçambique e GAVI, mais de 22.000 pessoas foram imunizadas em Moçambique contra uma variedade de doenças, incluindo sarampo e poliomielite.

“Também reconhecemos que depois da pandemia, bem como com outros desafios, como as alterações climáticas, temos uma enorme quantidade de trabalho a fazer em Moçambique, pois está relacionado com a actualização da imunização de rotina das crianças, por isso é muito importante que nos concentremos nisso e estamos aqui para apoiar os esforços do Ministério da Saúde com a actualização”.

Aliança Mundial para a Vacinação e Imunização, GAVI estima que Moçambique está entre os 10 países do mundo com baixos níveis de imunização para diferentes doenças.

Ainda esta segunda-feira, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de despedida do embaixador cessante da Espanha em Moçambique, Alberto Cerezo.

No final do encontro, Alberto Cerezo referiu que Espanha vai reforçar o apoio a Moçambique contra o terrorismo. 


Categoria: Saúde

Parceiros e Clientes