Moçambique acolheu “1 Geração da Boa Música”
As cidades de Maputo, Beira e Matola foram palco, nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, do espectáculo musical intitulado ‘1ª Geração da Boa Música’, que juntou os renomados artistas Grace Évora, Marízia do Rosário e Beto Dias de Cabo Verde, e os moçambicanos Jimmy Dludlu e Swit.
Como prometeram os artistas, no acto de lançamento do evento, no Auditório do BCI, os shows foram memoráveis tendo feito vibrar o público amante dos ritmos de Cabo Verde, do jazz, da fusão e do zouk.
Este evento musical, que contou com o patrocínio do BCI, surge no âmbito da promoção do intercâmbio cultural entre Moçambique e Cabo Verde, assegurando momentos únicos de irmandade e cumplicidade artística. E como referiu o Director de Relações Públicas do BCI, Heisler Castelo David, na Conferência de Imprensa, “é uma grande responsabilidade, para o BCI, ser parceiro e anfitrião desta iniciativa, a qual gera muita expectativa, sobretudo pelo facto de envolver, mais do que artistas, fazedores de opinião, ícones da sua geração”.
Com uma longa e rica carreira musical, os artistas vão brindar o público moçambicano com ritmos cabo-verdianos, Jazz, Zouk, fusão e outros.
Recorde-se que Grace Évora e Beto Dias, com mais de trinta anos de carreira, ambos originários de Cabo-Verde, cresceram na Holanda, onde se radicaram e integraram nos anos 80, entre outros, o grupo Rabelados, para depois seguirem carreiras internacionais de sucesso na arena musical, nomeadamente nos PALOP.
Já o conceituado artista Jimmy Dlulu continua a sua vasta carreira, várias vezes premiada, seguindo o seu estilo de eleição o jazz e ritmos de fusão.