MCTD lança projecto PADIM

O governo de moçambicano, através do Ministério das Comunicações e Transformação Digital lançou neste mês de Janeiro de 2026, o Projecto de Aceleração Digital de Moçambique (PDIM), com objectivo de arrecadar investimentos em serviços das telecomunicações, para expandir a cobertura de banda larga em zonas rurais no país.
A iniciativa do governo moçambicano surge através de um financiamento do Bando Mundial para cobrir os custos do Projecto de Aceleração Digital de Moçambique.
Segundo o documento emitido a nossa redação, detalha que uma parte dos recursos disponibilizados para pagamentos ao abrigo dos contratos é para investir em serviços de telecomunicações destinado a expansão da cobertura de banda larga em zonas rurais.
O Ministério das Comunicações e Transformação Digital convida concorrentes elegíveis para apresentar propostas seladas para investimentos em serviços de telecomunicações para expansão da cobertura de banda larga em zonas rurais, compostas por lotes 1,2 e 3.
Lote:1 representa zona sul com 95 localidades; Lote: 2 prevista para zona centro do país com cerca de 101 localidades e Lote: 3 na zona norte de Moçambique, focalizado nas 105 localidades.
Segundo a fonte documental, as propostas serão validados de acordo com o processo estabelecido nos documentos do concurso e serão aplicados critérios de validação, incluindo foctores técnicos e não-preço com custo de 60% e a proposta vai custar 40%.
As propostas devem ser apresentados, fisicamente, no Ministério dos Transportes e Logísticas (MTL) no sector de aquisição até dia 25 de fevereiro deste ano, 2026.
