Maputo celebra 135 anos com Acácia Jazz
Quatro artistas irão garantir a realização da quarta edição do Acácia Jazz Festival. O evento está marcado para 19 horas do dia 2 de Dezembro, no Campus no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane.
Em 2017, no Hotel Polana, na Cidade de Maputo, arrancou a primeira edição do Acácia Jazz Festival. No evento de abertura, além de música, houve, igualmente, uma exposição de pintura. O objectivo da organização foi e continua a ser celebrar o aniversário da capital do país de forma artística. Por isso mesmo, cinco anos depois da primeira edição, o Standart Bank juntou-se ao Conselho Municipal de Maputo e ao Ministério da Cultura e Turismo de modo que o 10 de Novembro tenha o protagonismo pretendido.
Segundo disse Alfredo Mucavela, Director de Marketing e Comunicação do Standart Bank, o Acácias Jazz Festival pretende, uma vez mais, encerrar as festividades do aniversário da Cidade de Maputo, combinando a música jazz internacional e os novos talentos moçambicanos que se estão a revelar na área. Assim, espera-se, consequentemente, promover e juntar a experiência dos artistas estrangeiros com os nacionais.
Para Mucavela, o desenvolvimento artístico faz-se com intercâmbio. Daí que instrumentistas convidados dos Estados Unidos de América, nomeadamente, Everette Harp (saxofonista) e Jeff Lorber (teclista), irão partilhar o palco do Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane com Jimmy Dludlu e Leyna Souto. Mas a quarta edição não tem finalidades apenas com a arte. “Além de música, queremos promover a beleza da Cidade de Maputo, estimulando o turismo”, disse Alfredo Mucavela.
A mudança do Hotel Polana para o Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane tem como objectivo permitir a entrada de mais pessoas. “No Polana, tínhamos cerca de 600 pessoas e, na UEM, esperamos duplicar o número. Esperamos ter mais moçambicanos a ver o concerto a 2 de Dezembro, às 19 horas”.
Na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, o representante do Conselho Municipal de Maputo, Rodrigo Sala, disse acreditar que o Acácias Jazz será um evento valioso para a grelha da programação prevista para celebrar os 135 anos da Cidade de Maputo. “Teremos um espaço de convergência em Maputo”.
Já para o produtor do festival, Belmiro Quive, Maputo vai ganhar, uma vez mais, com a vinda os artistas norte-americanos, pois se tratam de instrumentistas de grande gabarito. “Para mim, é um sonho ter Everette Harp e Jeff Lorber, que acompanham grandes músicos ao nível internacional, e no mesmo concerto, aqui na Cidade de Maputo”.
Portanto, quatro artistas da música irão actuar na quarta edição do Acácia Jazz Festival, a partir das 19 horas do dia 2 de Dezembro, no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane, na Cidade de Maputo.