MANICA: CONSELHO EXECUTIVO PROVINCIAL DISCUTE OPERAÇÃO DE PLANOS ESTRATÉGICOS

Na última sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2025, realizou-se a segunda Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial de Manica, onde foram debatidas a operacionalização de dois documentos fundamentais para o desenvolvimento da província. Em pauta estavam o Plano Quinquenal do Órgão de Governação Descentralizada Provincial (PQ-OGDP 2025-2029) e o Orçamento de 2025 do Órgão de Governação Descentralizada Provincial (PO-OGDP 2025).

Os dois planos destacam a construção e apetrechamento de centros de saúde, unidades escolares, a abertura de vias de acesso, a expansão dos sistemas de abastecimento de água, além da promoção do emprego jovem, da produção agrícola e pesqueira, e da massificação desportiva e cultural, entre outras áreas prioritárias.

A Governadora de Manica, Francisca Tomás, durante a reunião, exigiu um empenho redobrado por parte das Direções Provinciais para garantir que as acções previstas se concretizem, atendendo às expectativas e necessidades das comunidades. Francisca Tomás lembrou que, no quinquénio passado, foram identificadas regiões com grandes lacunas em serviços sociais essenciais e que, a partir dessa análise, as intervenções para o novo período devem ser direcionadas a essas áreas.

A Governadora enfatizou que, embora o planejamento para os próximos anos seja de extrema importância, a atenção imediata deve se concentrar na execução das acções planejadas para o ano económico em curso, visando resultados tangíveis e rápidos para a população.

Esta reunião é um marco importante para o progresso de Manica, pois visa assegurar que as metas do governo provincial estejam alinhadas com as necessidades reais da população e que o desenvolvimento de infra-estruturas essenciais seja uma prioridade nas acções governamentais (Júlio Saul).


Categoria: Sociedade

Parceiros e Clientes