Limak Cimentos aposta na central eléctrica
A Limak Cimentos investiu cerca de 3.5 milhões de dólares para a instalação de uma central térmica a gás natural, um equipamento que se espera venha a ter um impacto na produção e produtividade da cimenteira, localizada na Matola, Província de Maputo.
A Limak Cimentos cujas actividades iniciaram em 2016, e que segundo o Classificador das Actividades Económicas, se enquadra no sector da indústria transformadora, na divisão de fabricação de cimentos e tem uma capacidade instalada de produção de 700.000 Toneladas/Ano.
A cimenteira teve um investimento inicial de cerca de 50 milhões de dólares americanos e uma potência eléctrica instalada na ordem dos 10 Mega Watts com a perspectiva do consumo eléctrico na ordem de 4 Mega Watts, em função dos níveis de produção.
A Central Térmica de Geração de Energia Eléctrica, agora em funcionamento, com uma capacidade de produção instalada de 4.8 Mega Watts, usa gás natural proveniente da Província de Inhambane, Distrito de Inhassoro (Temane), e o fornecimento é assegurado pela empresa Matola Gas Company.
Entre outros benefícios, a empresa ganha, com o investimento, estabilidade no fornecimento de energia, reduz perdas no processo produtivo e reduz custos de produção, com impacto no preço ao consumidor.
O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Augusto Moreno, que inaugurou a infra-estrutura, classificou a iniciativa dos accionistas e gestores da fábrica de “magnífica”.
O Ministro destacou o esforço empreendido na busca de solução dos problemas que vinham causando o embaraço no desenvolvimento das actividades da Limak.
“O investimento da empresa LIMAK de cerca de 3.5 milhões de dólares para a instalação desta central, irá numa primeira fase produzir energia apenas para uso interno, responde claramente aos objectivos do Governo no que diz respeito a industrialização de Moçambique, buscando soluções para desafios de garantir melhor qualidade, fiabilidade e criação de capacidades internas para as necessidades de energia.” Disse Silvino Moreno
Para já, com a entrada em funcionamento desta Central Térmica de Energia, a base de gás natural, a Limak Cimentos, não confirma se tal lhe permitirá aumentar a capacidade de produção, mas assegura que passará a produzir com maior eficiência industrial e consequentemente atingirá níveis de produtividade competitivas cujos efeitos positivos deverão reflectir no mercado nacional.