Lançada plataforma da Comunidade Interassociativa em Língua Portuguesa

. Jornalista Gervásio de Jesus nomeado representante do Polo de Moçambique

O jornalista e psicólogo educacional, Gervásio de Jesus, foi nomeado representante do Polo de Moçambique da Comunidade Interassociativa em Língua Portuguesa (CIeLP), uma plataforma internacional lançada oficialmente, num webinar, na passada sexta-feira, dia 05 de Maio de 2023, no espaço lusófono, a partir de Lisboa.

A CIeLp é uma organização que representa a sociedade civil composta por associações apartidárias e não vinculadas a credos religiosos, nem a interesses corporativos.

A CIeLP visa a cooperação associativa de forma a colmatar imensas lacunas existentes no bom funcionamento das organizações e criar o empoderamento das mesmas de forma a que juntos possam ir mais longe, agregando todos os países de expressão portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Portugal, Timor Leste e Guiné-Equatorial.

A plataforma lançada no Dia Mundial da Língua Portuguesa vai objectivamente conglomerar as associações da sociedade civil e ser assertiva e interventiva. Será, essencialmente, um elemento mobilizador de grupos que trabalham em torno de causas específicas, pretendendo fazer acontecer as capacidades individuais e colectivas dos diferentes grupos associativos de forma a remar no mesmo sentido; em prol da acção interassociativa consertada, coordenada e colaborativa; aproveitando as oportunidades existentes na sociedade e, que muitas vezes, não são exploradas por falta de conhecimento e de recursos (humanos e materiais).

Durante este percurso, vai sugerir e influenciar determinadas decisões políticas, através da cocriação de políticas públicas, sob o lema “tudo pode melhorar”, rejeitando determinismos e populismos, sejam eles positivos ou negativos tanto por parte do poder político como da sociedade civil. 

Pretende colectivamente contribuir para a melhoria das políticas públicas, fazendo com que a CIeLP procure, de forma independente, encontrar as necessárias contrapartes nos poderes públicos. Procurará dialogar e construir colaborativamente um futuro melhor, em todos os sectores da vida em sociedade, o que inclui a resolução dos eventos de vida dos cidadãos, nos diversos papéis que desempenham tais como imigração, emigração, aprendizagem, acesso à saúde e bem-estar, garantia de segurança, vida empresarial, entre outros.  

A cooperação interassociativa pode ocorrer de várias formas, desde a informalidade até a criação de alianças formais. A plataforma entende ser importante que as associações envolvidas na cooperação tenham uma visão compartilhada e estejam comprometidas em trabalhar em conjunto para alcançar os seus objectivos comuns.

Com sede em Lisboa, capital portuguesa, a CIeLP é dinamizada por Analisa Costa Reis, Luís Vidigal e Zeferino Boal. Nos países membros os Polos Nacionais são dinamizados por Mosquito Garrido (Angola), Laura Brandão Lyra (Brasil), Sabino Tavares Correia (Cabo Verde), Elmer Barbosa (Guiné-Bissau), Gervásio de Jesus (Moçambique), Pedro Sequeira de Carvalho (São Tomé e Príncipe). Brevemente serão nomeados dinamizadores em Timor Leste e na Guiné-Equatorial. Estes dinamizadores têm a responsabilidade de disseminar junto das associações e organizações não-governamentais locais, os valores da CIeLp assentes na Liberdade, Igualdade, Democracia, Estado de Direito e Desenvolvimento, para além de visão, missão, objectivos e planos de actividades. 


Categoria: Sociedade

Parceiros e Clientes