IVETE MAIBAZE 𝐍𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐄𝐑Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐓𝐄𝐒 𝐂𝐎𝐏 𝟏𝟔
A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, estará presente na COP16 da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que acontecerá de 26 a 31 de outubro de 2024, em Cali, Colômbia. O evento, com o lema “Paz com a Natureza”, reunirá líderes e especialistas para discutir estratégias de conservação e desenvolvimento sustentável. A participação de Moçambique é crucial para abordar questões relacionadas à biodiversidade e às políticas ambientais na região.
Trata-se de uma reunião de extrema importância para o país, na medida em que vai permitir a análise do estado de implementação do Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal e seu alinhamento com as estratégias e planos de acção nacionais; finalizar e operacionalizar o mecanismo multilateral de partilha de benefícios; estabelecer um novo programa de trabalho sobre disposições da Convenção relacionados aos povos indígenas e comunidades locais, incluindo o desenvolvimento do quadro de monitoria e revisão do fundo para a implementação efectiva das acções da Convenção.
O Quadro Global de Biodiversidade procura inverter a tendência das causas directas e indirectas da perda de biodiversidade e promover o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável atinentes à conservação da diversidade biológica, sua utilização sustentável e a distribuição justa e equitativa dos benefícios provenientes da exploração dos recursos genéticos, respeitando a soberania de cada nação sobre o património existente em seu território.
A Ministra da Terra e Ambiente far-se-á acompannhar pela Directora Nacional do Ambiente, Director- Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), representantes dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Mar, Águas Interiores e Pescas; insituições académicas; organizações não governamentais e da sociedade civil entre outras entidades relevantes no processo de conservação da biodiversidade no país.