INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PODE AJUDAR A MELHORAR O DESEMPENHO DA BVM

– Posição defendida por Salim Cripton Valá, PCA da BVM, durante o lançamento das Primeiras Jornadas Científicas sobre Mercado de Capitais e Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e o Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), através da Escola Superior de Economia e Gestão de Negócios procederam, no dia 05 de Abril de 2023, em Maputo, ao lançamento das 1as. Jornadas Científicas sobre Mercado de Capitais e Bolsa de Valores, subordinadas ao tema geral “O Mercado de Capitais como Mecanismo de Financiamento à Economia”.

Com a iniciativa, as duas instituições pretendem promover a pesquisa sobre o mercado de capitais e Bolsa de Valores, criar um espaço para o debate sobre essas temáticas, estimular a disseminação de informação ao público e reflectir sobre os caminhos alternativos para acelerar o desenvolvimento do mercado de capitais e da BVM.  Para o efeito, os pesquisadores, estudantes, docentes, técnicos e especialistas da área, bem como outros interessados, foram convidados a apresentar comunicações e artigos científicos sobre a temática e assuntos afins.

Intervindo durante o evento, Salim Valá disse que nos juntámos ao ISCTEM porque acreditamos que a “investigação científica pode ajudar a melhorar o desempenho da BVM”. Esta iniciativa das Jornadas Científicas tem o condão de usar a ciência e inovação ao serviço do desenvolvimento económico, do sistema financeiro e do mercado de capitais.

A BVM quer aprender com a comunidade académica sobre como cumprir a sua missão de forma mais eficaz, eficiente e efectiva, quer ter acesso à criticas e sugestões sobre como fazer mais com menos recursos, ter mais impacto e desenvolver actividades que sejam sustentáveis. O PCA da BVM enfatizou que a sua instituição quer tomar decisões com base em evidências científicas, e não agir de forma reactiva, recusando adoptar uma perspectiva imediatista, baseada na esperteza ou em discursos falaciosos.

O dirigente da BVM referiu que a sua instituição é ainda uma bolsa de pequena dimensão, baixa liquidez e profundidade, com uma capitalização bolsista de 24,54% do PIB, 13 empresas cotadas, e 246 títulos e 24.996 titulares registados na Central de Valores Mobiliários. Na África do Sul, a capitalização bolsista é de cerca de 400% do PIB, ou seja, os empresários e investidores do país vizinho usam muito mais o mercado de capitais que os seus pares moçambicanos.

Valá defendeu que a comunidade académica de Moçambique está preparada para trazer luzes que permitam encontrar solução para alguns dos constrangimentos que enfrentamos como, por exemplo: (i) como melhorar a saúde económico-financeira das empresas; (ii) de que forma as empresas podem reforçar a sua governação e gestão; (iii) que acções podem ser levadas a cabo para a redução de custos para que mais empresas possam ter contabilidade organizada e contas auditadas; (iv) que medidas adoptar para promover hábitos permanentes de poupança; (v) como o mercado de capitais pode financiar as PME´s, bem como os projectos agrários e pesqueiros.

Na sua alocução, Hélder Jauana, Director da Escola Superior de Economia e Gestão de Negócios do ISCTEM, disse que as Jornadas Científicas são uma oportunidade para a comunidade académica e o público em geral aprofundar o conhecimento e a discussão sobre o mercado de capitais como um mecanismo de financiamento para as empresas.

Jauana referiu que as Jornadas Científicas se enquadram no trabalho que o ISCTEM tem realizado em prol da sociedade, interagindo com o mercado de trabalho e colocando os docentes, investigadores e estudantes a reflectir sobre a realidade económica e social do país, e a trazer propostas que permitam ampliar as oportunidades de criação de emprego e renda para as famílias.     

As 1ªs Jornadas Científicas sobre Mercado de Capitais e Bolsa de Valores vão decorrer em Novembro de 2023, na cidade de Maputo, numa data e local a ser indicado oportunamente. As principais datas a reter pelos interessados são: (a) até 05 de Junho – Data-limite para submissão dos resumos; (b) 05 de Julho – divulgação das propostas aprovadas; (c) 24 de Setembro – data limite de submissão das comunicações / artigos para apreciação pelo júri.


Categoria: Economia

Parceiros e Clientes