INTIC estimula a participação de jovens no Fórum Nacional de Governação da Internet
O Administrador para o Pelouro Corporativo do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Luís Canhemba, estimula a participação de jovens na 3a edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2023, a ter lugar no próximo dia 8 de dezembro. A informação foi avançada durante a realização da primeira edição do fórum de investimentos globais Geteway Moçambique-União Europeia (UE), ocorrida recentemente na cidade de Maputo, organizado pelo Governo através do Ministério da Indústria e Comércio em parceria com a UE.
Luís Canhemba, considerou que a realização da 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet, que para este ano está aliada ao 1º Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet, representa um marco crucial para a juventude moçambicana na medida em que é uma plataforma estratégica destinada a estimular o engajamento activo e significativo dos jovens nas discussões sobre o futuro digital sustentável do país.
“O 1º Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique visa estimular o envolvimento activo dos jovens nas discussões sobre a Governação da Internet. O foco é garantir um futuro digital sustentável, alinhado com as necessidades locais, regionais e globais. Neste sub-forum serão abordados temas como Certificação e Autenticação Digital, Desenvolvimento da Inteligência Artificial, Soberania Digital, e o Papel da Juventude na Governação da Internet”, disse.
O Administrador acrescentou que o 1º Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet, que ocorrerá no âmbito da 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet em Moçambique, destacar-se-á por sua ênfase nas necessidades e perspectivas da juventude.
“Mais do que uma mera oportunidade de participação, o sub-fórum representa um reconhecimento da relevância crítica da juventude moçambicana no cenário digital e na configuração do futuro do país. Com os temas como o papel da juventude na Governação da Internet, empreendedorismo digital e acesso aos serviços digitais, o sub-fórum vai além da informação, buscando capacitar os jovens e assegurar que a próxima geração esteja activamente envolvida na construção de um ambiente digital inclusivo e inovador”, concluiu.