Indústria seguradora regista crescimento no país
-diz o Primeiro-ministro Adriano Maleiane
O Primeiro-ministro de Moçambique, Adriano Maleiane disse que a indústria de seguros tem vindo a crescer, apesar de ainda apresentar enormes desafios na expansão dos serviços a nível nacional, daí a necessidade de uma literacia para incrementar o conhecimento dos cidadãos sobre seguros.
“Muita gente não conhece o Seguro e precisamos de pôr as pessoas a saberem o valor e a importância do Seguro para a protecção do seu mantimento e seus bens. A distribuição de seguros por meios digitais, exploração dos segmentos micro-seguros e massificação de seguro de vida e saúde. Micro-seguros para todo sector informal é muito importante”, disse.
Acrescentou que é preciso continuar a intensificar as acções de educação financeira nas escolas e por via campanhas publicitarias, com vista a elevar os níveis de conhecimentos do cidadão associado à actividade económica.
Para o contínuo melhoramento da indústria de seguros no nosso país, Maleiane encoraja iniciativas inovadoras que incluam a utilização dos Agentes Bancários e Tecnologias de Informação e Comunicação para assegurar que as comunidades e distritos dos postos administrativos tenham acesso aos serviços de seguros.
Desafiou a indústria seguradora a criar mais produtos de micro-seguros orientados sobretudo para a população de baixa renda, pequenas e médias empresas, como forma de proteger o rendimento da população envolvida nessas actividades.
“Para assegurar a melhoria contínua do ambiente de negócios da indústria de seguros, reafirmamos o nosso compromisso de continuarmos a aprimorar o quadro legal e a desenvolver mecanismos de protecção do consumidor para incentivar o negócio justo de modo a dar mais confiança nos consumidores em matérias de seguros”, concluiu.