HCB anuncia pagamento de dividendos

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), uma das maiores geradoras de energia eléctrica de Moçambique, anunciou que irá proceder ao pagamento de dividendos referentes ao exercício económico de 2024 no próximo dia 12 de Maio. O valor bruto aprovado pela Assembleia Geral Ordinária é de 0,28 meticais por acção, conforme deliberação tomada pelos acionistas no encontro realizado a 21 de Abril deste ano.

A medida representa a continuidade do compromisso da empresa em distribuir parte dos seus lucros aos investidores, num cenário em que o sector energético nacional mantém-se como pilar estratégico para o desenvolvimento económico do país. O pagamento abrange todos os acionistas que detinham ações da HCB até o dia 7 de maio de 2025.

Para os titulares de acções da Série B, os dividendos estarão sujeitos a uma taxa liberatória de 10%, conforme a legislação fiscal vigente, nomeadamente no que diz respeito ao IRPS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares), IRPC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas) e outros encargos aplicáveis pelas instituições bancárias intermediárias.

Os dividendos estarão disponíveis nas contas de registo de titularidade dos acionistas a partir da data indicada, através das instituições bancárias onde os títulos se encontram depositados.

A HCB, sociedade anónima de direito privado, apresenta actualmente a seguinte estrutura acionista: Companhia Eléctrica do Zambeze (CEZA) com 85%, a portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN) com 7,5%, cidadãos, empresas e instituições moçambicanas com 4% e a própria HCB detém 3,5% das suas acções em carteira.


Categoria: Economia

Parceiros e Clientes