FMF é o novo parceiro do HCM

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF), órgão máximo que gere o futebol em Moçambique e o Hospital Central de Maputo – HCM, a maior unidade sanitária do país, assinaram na manhã desta quarta-feira (09/08), um acordo de cooperação na qual, esta última, se compromete a providenciar assistência médica e medicamentosa aos desportistas integrados nas seleções nacionais.

O mesmo, estabelece as condições através das quais, os desportistas convocáveis para a selecção nacional, membros e pessoal da FMF acedem aos serviços médicos a serem disponibilizados pelo HCM.

A parceria, inclui de entre outros aspectos, a disponibilização por parte desta unidade sanitária, de duas ambulâncias equipadas e respectivo pessoal técnico, para assistir os jogadores durante as competições internacionais a serem realizadas em solo pátrio.

Durante as deslocações para compromissos desportivos no exterior, será também afecto um Médico residente em Ortopedia ou Medicina Física e Reabilitação, para assistir a selecção em caso de necessidade.

Os atletas, poderão ainda beneficiar-se de consultas em diferentes especialidades, incluindo exames laboratoriais e de meios auxiliares de diagnósticos, além de serviços de higiene bucal e diagnóstico dentário. 

E as coisas não param por aqui, pois, estão previstas intervenções cirúrgicas aos jogadores das seleções nacionais masculinas e femininas sempre que necessário e quando solicitados pela FMF.

Esta assistência médica, é extensiva aos clubes licenciados na FMF, beneficiando os atletas convocados para integrarem o combinado nacional masculino, mediante negociações e acordos firmados entre o HCM e os clubes interessados.

O Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat considera que a assinatura do acordo, marca o início de uma nova era e testemunha o compromisso que a FMF tem em proporcionar aos atletas e equipa técnica, condições para o alcance de patamares altos no cenário desportivo internacional. 

Sidat, sublinha ainda que por detrás de cada lance, drible e golo, há um esforço que exige dos atletas, uma preparação física e mental, onde a saúde, surge como uma aliada indispensável para o sucesso e alcance de uma excelência desportiva. 

Por sua vez, o Director Geral do HCM, Mouzinho Saide considera a assinatura do acordo, de muito importante e diz ser uma honra, a instituição que dirige, poder contribuir e colaborar para o sucesso do futebol nacional. 

Tradicionalmente o HCM já vinha apoiando a selecção e diferentes clubes nacionais sendo que, este compromisso, vem reforçar e tornar robusta tal colaboração.

Recorde-se que no dia 9 de Setembro, o combinado nacional volta a entrar em accão, desta vez, contra o Benim num jogo decisivo referente à 6ª e última jornada do grupo L de qualificação para o CAN 2023. ( HCM-DCI)


Categoria: DesportoSaúde

Parceiros e Clientes