
ENTRE PROTAGONISMO E ANTAGONISMO, JORNALISTA MOÇAMBICANO CELEBRA O SEU DIA
Passam hoje 47 anos desde o nascimento do Sindicato nacional de jornalistas, data que coincide com as celebrações do dia deste profissional ao nível nacional, sendo que para este ano o SNJ escolheu a cidade de Inhambane para assinalar as cerimónias centrais com lema “ SNJ: 47 anos celebrando, a coragem, compromisso e profissionalismo dos jornalistas”.
As reflexões que a data traz, passam pelas dificuldades que a classe enfrenta, como a demora na aprovação da carteira profissional pela Assembleia da República, ameaças ao exercício livre do seu trabalho, dificuldades para o acesso às fontes, frequentes atos de violência contra a classe, entre outras. No entanto, ultimamente profissionais da classe são apontados como responsáveis pela difamação ou por estarem a compactuar com desinformação que toma as redes sociais, sendo que alguns chegam a ser processados. Aliado a isso está a crescente necessidade de ser o primeiro a divulgar o que faz com que o sensacionalismo ganhe espaço no meio da agremiação , é também uma época em que os profissionais das mídias tradicionais tendem a perder credibilidade social para os blogueiros.
Para analisar estes assuntos, nas cerimónias centrais, está agendada uma mesa redonda subordinada ao tema “ os desafios,da ética e deontologia jornalística nos tempos actuais”.
