EM CABO DELGADO: Descoberto Rubi de raras dimensões

Um rubi de raras dimensões, com 101 quilates, acaba de ser extraído de uma mina operada pela Fura Mining, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado.

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), em comunicado, refere que a pedra preciosa em questão é considerada uma das melhores gemas até aqui extraídas, tendo sido baptizada com o nome de “Estrela de Fura”. Este rubi será colocado em leilão privado no próximo mês de Outubro, estando, neste momento, em exibição no Dubai.

O Ministério explica ainda que, após a venda, e nos termos previstos na lei, o Governo irá apurar o Imposto sobre a Produção correspondente.

De acordo com o MIREME, este será o segundo leilão a ser realizado pela Fura Mining este ano, sendo que o primeiro foi na Tailândia, no qual a empresa arrecadou cerca de 20 milhões de dólares de 82 quilos de rubi.

Além da Fura Mining, opera também em Cabo Delgado a Montepuez Ruby Mining, que já realizou também um leilão virtual este ano.

Dados fornecidos recentemente pelo secretário-executivo da Unidade de Gestão do Processo Kimberley no MIREME indicam estar prevista, para este ano, a entrada em operação de mais uma unidade de extracção de rubis no distrito de Montepuez.

A companhia operada pela Moza Minerals já tem os equipamentos instalados estando, neste momento, a efectuar os ensaios de produção. Contudo, à semelhança do que vem sucedendo com a produção de ouro, a extracção de rubis em Moçambique tem vindo a crescer nos últimos anos.

“No geral, para o caso das gemas, registámos boa produção, cerca de 67% do plano. Temos a destacar aqui o rubi que é produzido na província de Cabo Delgado, no distrito de Montepuez”, indica o MIREME. (DE)


Categoria: Sociedade

Parceiros e Clientes