Economia moçambicana mostra-se resiliente
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que a economia moçambicana tem-se mostrado resiliente, apesar dos choques cíclicos decorrentes de crises internas internacionais.
Para esta recuperação, representante residente do FMI em Moçambique, Alexis Mayer, aponta factores como a recuperação da confiança de Moçambique a nível internacional, situação da dívida pública e a valorização da moeda nacional, o metical.
“ Ressaltar agora que a situação se complicou na região da África subsaariana em geral, a situação fiscal, a situação através da inflação, mas o bom é que a economia moçambicana se mostrou resiliente com crescimento positivo 4.1 , 4.6%, no primeiro e segundo trimestres e houve vários outros indicadores como por exemplo o fluxo de capitais, o risco soberano se mantiveram bastante estáveis nesse contexto, enquanto para as outras economias da região, houve uma declinação desses indicadores. Então, acho que é um factor muito bem que a economia moçambicana se tem mostrado com essa resiliência “, disse.
Falando sobre as perspectivas económicas e regionais na África subsaariana, Alexis Mayer, explicou serem necessárias reformas estruturais com vista a melhorar a situação económica dos países da região. (RM)