Curtas notas biográficas do Hot Blaze
Toharly Cordeiro Truzão nascido aos 30/10/1990, casado, mais conhecido pelo seu nome artístico Hot Blaze. Iniciou sua carreira musical entre 2006 e 2007 na altura como rapper de um grupo criado no bairro da Coop, onde passou boa parte da sua vida. O grupo levava o nome de NEW JOINT e nessa altura era composto por vários membros.
Hot Blaze, para além do Rap, sempre teve uma paixão pelo canto e de forma individual sem nenhum acompanhamento profissional em sua casa começou a tentar desenvolver a sua voz. A dada altura descobriu que seu amigo e colega de grupo, conhecido na área musical como Jay Arghh, sabia tocar guitarra e outros instrumentos.
Foi a partir deste momento que juntos começaram a ensaiar, desenvolver e amadurecer cada vez mais a voz do Hot Blaze. Jay Arghh ensinou-lhe algumas técnicas vocais, a enquadrar-se nos tons musicais e a interpretar as notas musicais, sendo um verdadeiro mentor.
A partir desta altura começou a interpretar coros em várias músicas do seu grupo e de colegas da Label a qual fazia parte, a Matsinhe Experience e mais tarde participou de coros em músicas do álbum “Foreva” da Gpro e da mixtape “A caminho do Txova” do grupo Trio Fam. Hot Blaze também teve participações em várias músicas de artistas como Hernâni da Silva, Slim Nigga, D-Lon, Lay Lizzy, entre outros.
Actualmente, pertence à Label CSV Agência, tem como seu estilo característico o R&B e segue a sua carreira à solo. Neste momento, Blaze conta com três álbuns no mercado, o primeiro intitulado TESOURO, lançado a 28 de Julho de 2017, segundo intitulado NO AMOR VALE TUDO lançado a 29 de Junho de 2019 e o terceiro intitulado TERAPIA DO CORAÇÃO lançado a 30 de Outubro de 2021.
Sendo considerado como uma das melhores vozes da música Moçambicana e o artista mais influente para a camada jovem, tem uma legião de fãs com mais de 422.000 seguidores em redes sociais distribuídos pelo nosso país e não só. Apelidado pelos fãs e seguidores por King do R&B, conta com vários vídeo clipes de músicas de sucesso como:
Casamento, Não quero saber, Preto de Moz, Por Te Ter, Até Ficares Gaga, Erro de Te Perder, Luta Forte, Perfeita, Último Beijo entre outros.
A 04 de Novembro de 2017 realizou em Maputo o primeiro show do seu primeiro álbum e contou com mais de 2.500 participantes. Participou ainda no ano de 2017, em alguns dos maiores espectáculos internacionais realizados na nossa cidade e recebeu uma apreciação positiva acerca do seu trabalho por parte de grandes artistas da música lusófona como C4 Pedro.
Nos anos de 2018, 2019 e 2021 continuou a sua caminhada e realizou diversos concertos com lotação esgotada em diversos pontos de Moçambique, onde é considerado actualmente como um dos melhores artistas de Moçambique.