CTA procura investimentos Tailandeses
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) manteve, recentemente, um encontro com o Embaixador da Tailândia em Moçambique no sentido de procurar investimentos para apoiar a reduzir as importações, tendo também apresentado as diversas facilidades e incentivos para investir no País.
Na ocasião, as partes acordaram em organizar fóruns de negócios para a concretização de investimentos. O diplomata manifestou o interesse do seu país em contribuir na capacitação das PME e da mão-de-obra moçambicana.
A Tailândia já está a investir no sector de turismo em Moçambique, com a construção já de quatro unidades hoteleiras e está, actualmente, a finalizar um investimento em aquacultura para produção de tilápia em Bilene, na província de Gaza. Os investidores tailandeses pretendem, igualmente, apostar na produção de arroz naquela província, aguardando a disponibilização das terras por parte do Governo.
A CTA convidou a Tailândia também para investir, em conjunto, na criação de actividades turísticas para acrescentar valor no sector do turismo em Moçambique, sendo que, na área do vestuário, o país asiático defende que, devido à proximidade de culturas, existe um grande potencial [para investimento].
Em relação aos desafios, a dupla tributação é apontada como um dos grandes constrangimentos para a viabilização de investimentos.
A secção comercial da Embaixada comprometeu-se, para uma cooperação mais profunda com a CTA, criar oportunidades entre as empresas e aumentar o comércio e investimentos entre os dois países, tendo, para o efeito, acordado a assinatura de um memorando de entendimento