
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO INCM FORTALECIDO COM NOVAS NOMINAÇÕES
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, deu posse, na passada quinta-feira, 29 de novembro de 2024, a dois novos membros do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM. Os empossados são Celso Abílio Xerinda, Administrador Executivo de Assuntos Corporativos, e Adriana Pedro Rafael Miranda, Administradora não Executiva.
Durante a cerimónia de posse, o Ministro Magala destacou a importância de garantir que os novos administradores cumpram a missão do INCM e promovam um ambiente de colaboração, tanto com outras instituições quanto com os colaboradores da Autoridade. Ele enfatizou o trabalho em equipa, a promoção da inclusão, integridade e transparência nos processos, além do respeito pela legislação e pelos procedimentos estabelecidos.

Magala também orientou os novos administradores a contribuírem para o avanço da digitalização do país, implementando projectos concretos para expandir os serviços de telecomunicações, especialmente nas áreas rurais. Ele mencionou iniciativas como o Projecto de Aceleração Digital de Moçambique, Internet para Todos, Praças Digitais e Bibliotecas Digitais como prioridades para o INCM, assim como o Registo Biométrico dos Subscritores, visando garantir maior confiança e segurança para os usuários dos serviços de telecomunicações em Moçambique.
Celso Xerinda, com uma carreira de mais de 15 anos, possui uma vasta experiência em áreas como Planificação, Finanças Públicas e Empresariais, Orçamentação e Gestão Estratégica. Ele ingressou no INCM em 2021 e, antes de sua nomeação, liderava o Departamento de Planificação e Desenvolvimento Organizacional. É licenciado e mestre em Gestão Empresarial, com pós-graduação em Gestão de Projectos, além de ser especialista em Estudos de Viabilidade Económica, Auditorias e Análises Financeiras.
Adriana Miranda, licenciada em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações, pós-graduada em Gestão de Empresas de Telecomunicações e mestre em Gestão de Empresas, também possui uma carreira consolidada no sector. Iniciou sua trajetória na então Empresa Nacional de Telecomunicações e, após a fundação do INCM em 1992, desempenhou funções de liderança no Departamento Postal de 2005 a 2021.

Com estas nomeações, o Conselho de Administração do INCM, que de acordo com o Estatuto Orgânico aprovado pelo Decreto nº 39/2021 é composto por seis membros (quatro Administradores Executivos e dois não executivos), fica completo, reforçando sua capacidade de gestão para os desafios futuros.
