
Coca-Cola amplia sua acção social
Uma semana após a certificação de jovens em Matola Gare e a oferta de kits de negócio, a Coca-Cola Sabco Moçambique (CCSM) deu um passo importante na sua missão de responsabilidade social, ao expandir suas acções para a cidade de Nampula. A empresa proporcionou uma formação especializada para um grupo de 26 mulheres e jovens da região, com foco na recolha e reciclagem de PET, uma acção que promete impactar positivamente o meio ambiente e gerar novas oportunidades de emprego local.
A CCSM, que já demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades, tem se preocupado com a criação de empregos e com a melhoria das condições ambientais. A formação realizada em Nampula visa não só proporcionar uma qualificação rápida para inserção no mercado de trabalho, mas também integrar os participantes na cadeia de valor da indústria de reciclagem. A acção permitirá que os formandos se envolvam com a gestão de resíduos sólidos, com destaque para a reciclagem de PET nos aterros sanitários do Conselho Municipal da Cidade de Nampula. Além disso, o material reciclado será adquirido por um parceiro identificado pela empresa.
Este projecto faz parte de uma iniciativa global apoiada pela Coca-Cola Beverages Africa (CCBA), que, além da capacitação, também inclui a oferta de material de proteção individual e ferramentas para transporte dos resíduos reciclados. A CCSM, através de sua Directora de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade, Neyde Pires, reforça que as acções de responsabilidade social são uma forma de melhorar a vida das pessoas em todas as esferas possíveis, desde seus colaboradores até as comunidades locais.

“Agimos por forma a ajudar a melhorar a vida das pessoas, desde os nossos colaboradores e todos os que têm contacto com o nosso negócio, até as muitas comunidades que consideramos nossa casa”, afirmou Neyde Pires, destacando a importância de iniciativas que promovem a sustentabilidade e o bem-estar coletivo.
Neyde Pires também ressaltou que o sector de reciclagem é uma grande oportunidade de negócio, capaz de transformar vidas, principalmente quando se conta com o engajamento comunitário. “As pessoas estão no centro de tudo o que fazemos. O envolvimento com a comunidade permite-nos trazer mudanças positivas e mensuráveis tanto para as comunidades onde operamos como para o nosso negócio. Cada um de nós pode fazer uma grande diferença para um futuro compartilhado e melhor”, enfatizou a directora.
Em seu discurso, Pires destacou ainda os valores da CCSM, ressaltando que a empresa opera com integridade e foca em criar valor compartilhado tanto para o negócio quanto para as comunidades. Ela também reiterou o compromisso da empresa em liderar práticas de responsabilidade social e ambiental, buscando sempre a promoção de normas de boa governança como forma de impulsionar o crescimento sustentável e o progresso social.