Cinema moçambicano homenageado na Alemanha

O 39º Festival de Cinema Francófono de Tubingen, na Alemanha, realizado entre os dias 2 e 9 deste mês, prestou homenagem ao cinema moçambicano, com exibição de oito filmes do realizador Licínio Azevedo.

Segundo uma nota de imprensa, os filmes foram apresentados em salas de cinema de três cidades alemãs: Stuttugart, Rottenburg e Tubingen.

A seleção incluiu das primeiras obras do realizador até a última, o filme “Niguintimo”, adaptado de um conto de Luís Bernardo Honwana, do livro Nós Matamos o Cão Tinhoso.

Além de “Nhinguitimo”, foram exibidos “Comboio de Sal e Açúcar”, “Virgem Margarida”, “Desobediência”, “Hóspedes da Noite”, “A Guerra da Água”, “O Grande Bazar” e “Marracuene”, este último realizado em 1991.

As projeções dos filmes foram sempre seguidas por uma conversa entre o realizador e o público, sobre o cinema nacional e a realidade moçambicana. Foram realizados também debates na Universidade de Tubingen e num Centro Comunitário da cidade.

Tubingen, no Sul da Alemanha, é uma importante cidade histórica, de 90 mil habitantes, sendo que 28 mil são estudantes da Universidade local e 14 mil trabalham na Universidade.

Em Tubingen viveu e morreu Hordelin, o grande poeta alemão dos séculos XVIII e XIX. Ali viveu por uns tempos, no mesmo período, Goethe, outra grande figura alemã.


Categoria: Cultura

Parceiros e Clientes