CHARFUDIN SACOOR COMPLETA 20 ANOS DE TRABALHO NO CISM
O Investigador e Responsável do Departamento de Demografia, Charfudin Sacoor, celebra 20 anos de dedicação no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM). Ao longo dessas duas décadas, Sacoor e seus colegas alcançaram várias conquistas e avanços significativos. Para ele, cada dia no CISM representa uma oportunidade de aprendizado, crescimento e contribuição para a missão do centro, refletindo seu compromisso contínuo com a excelência e o progresso na área da saúde.
“Estou verdadeiramente agradecido por ter trabalhado ao lado de pessoas tão comprometidas e talentosas. Este marco não é apenas uma celebração do tempo passado, mas também um reconhecimento do impacto coletivo que conseguimos fazer na saúde e no bem-estar das comunidades que servimos”, disse.
Acrescentou que desde que iniciou a sua trajetória no CISM a 04 de Junho de 2004 como pesquisador na área da demografia, foi agraciado com inúmeras oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Através do trabalho árduo, da colaboração e do apoio contínuo dos colegas, contribuiu para projectos importantes que impactaram positivamente a saúde pública em Moçambique e em outras regiões.
Sacoor entrou para o CISM com o nível de licenciatura em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e teve a oportunidade de fazer o mestrado em Epidemiologia de Campo de Base Populacional pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul e actualmente estuda doutorado na Universidade de Barcelona em Espanha.
O CISM sempre valorizou e incentivou o desenvolvimento contínuo, permitindo-lhe também participar de cursos complementares, conferências científicas e interagir com vários profissionais e pesquisadores de todas as partes do mundo.
“Tive o privilégio de liderar e colaborar em vários projectos de pesquisa significativos. Esses projectos, financiados por instituições renomadas como a Emory University, Global Good, International Development Research Centre (IDRC), Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e a Fundação Bill & Melinda Gates, não só ampliaram o meu conhecimento científico, mas também fortaleceram a nossa capacidade institucional de responder a desafios de saúde pública emergentes. Hoje conto com mais de 90 artigos científicos publicados, alguns capítulos em livros publicados e alguns prémios”, relatou.
Acrescentou que ao longo destes 20 anos teve a responsabilidade de desempenhar a função de Chefe do Departamento de Demografia, de ser membro e posteriormente Presidente do Comité Institucional de Bioética assim como membro do Comité Científico Interno.
Portanto, conforme disse a imprensa, foram oportunidades que contribuíram para fortalecer as políticas e práticas de pesquisa do CISM. Além disso, esta experiência acumulada deu-lhe a oportunidade de lecionar na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e no Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário que constitui uma experiência enriquecedora, permitindo-lhe partilhar conhecimento e inspirar a próxima geração de profissionais de saúde.
Olhar para trás e ver as contribuições feitas e as vidas impactadas pelo trabalho, segundo Sacoor é extremamente gratificante.
Os anos de carreira e o sucesso que celebra hoje é um testemunho da dedicação e do esforço colectivo de toda a equipa do CISM e sobretudo daquelas pessoas que transmitiram o seu saber e aquelas que inspiram.
“À medida que avançamos, apesar dos enormes desafios existentes, temos que continuar motivados e inspirados para consolidar o que já foi conquistado, para além de explorar novas fronteiras de pesquisa e enfrentar juntos os desafios de saúde pública que surgem. Que os próximos anos sejam ainda mais frutíferos e cheios de realizações”, concluiu.