CCARDESA TREINA PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO
Nove profissionais moçambicanos, incluindo jornalistas, comunicadores de ciência e pontos focais de informação, comunicação e gestão de conhecimento, participaram no treinamento de indução organizado pelo Centro de Coordenação de Investigação e Desenvolvimento Agrário para a África Austral (CCARDESA). O evento, realizado de 8 a 9 de agosto de 2024, em Tchumene 2, Matola, na Província de Maputo, visou fortalecer a colaboração com a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) na gestão transfronteiriça de recursos naturais na região austral africana.
O treinamento, denominado “Retiro de Partilha de Saberes”, foi conduzido em inglês e português por um consultor moçambicano, assessor técnico da SADC para Áreas de Conservação Transfronteiriças, com o apoio de uma oficial de Tecnologias de Informação da CCARDESA, ambos vindos de Gaberone, Botswana. A formação incluiu apresentações detalhadas sobre abordagens de gestão de recursos naturais transfronteiriços, baseadas em quadros legais nacionais, regionais e internacionais, com o objetivo de capacitar os participantes a articularem melhor essas questões em suas reportagens.
A partir desta formação, os jornalistas e comunicadores de ciência das agências envolvidas, como Revista IMPERDÍVEL, Jornal SAVANA, Jornal Moçambique, COMPCAC.EDITORA, SOICO, ÍDOLO, CANAL DE MOÇAMBIQUE, TORRE NEWS e TVM – Maputo, comprometeram-se a escrever e disseminar de forma contínua informações sobre a gestão transfronteiriça de recursos naturais, tanto em inglês quanto em português, para as plataformas de comunicação do CCARDESA.
Os participantes destacaram a importância do treinamento para fortalecer suas habilidades e conhecimentos, permitindo-lhes reportar com maior precisão e profundidade sobre a gestão de recursos naturais na região. Eles expressaram um compromisso renovado em usar suas plataformas de comunicação para sensibilizar o público e promover a proteção ambiental, colaborando com o CCARDESA e outras instituições relevantes.
Ao final do retiro, ficou claro o compromisso dos comunicadores em contribuir para a adoção de abordagens sustentáveis na gestão de áreas de conservação transfronteiriças, com o apoio contínuo dos Pontos Focais de Informação, Comunicação e Gestão de Conhecimento do CCARDESA no Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), representados por Carlos Filimone e Américo Humulane.