
Casa de Moçambique em Portugal cria oportunidade para moçambicanos
…a instituição assinou um acordo de cooperação com a Escola de Profissional de Penacova
Um caminho de oportunidade para formação técnico profissional acaba de ser colocado em marcha, em Lisboa, Portugal, para cidadãos moçambicanos, que pretendem fazer e/ou prosseguir a sua carreira nas áreas de Turismo e Hotelaria, Informática, Gestão e Administração, e Electricidade.

Com efeito, foi formalizado, no passado dia 12 de Março de 2025, um Protocolo de Cooperação entre a Casa de Moçambique em Portugal (CMP), representada pelo respectivo presidente, Dr. Enoque João, e a Escola de Formação Profissional, Lda. (EBA) de Penacova, representada pelo seu sócio-gerente, Pedro José da Silva Dias.
O acordo visa o desenvolvimento e fortalecimento do ensino técnico-profissional, com ênfase em programas de formação de nível IV, e abrange tanto alunos e ex-alunos como técnicos e formadores de Moçambique.
O protocolo surge com a intenção de melhorar as oportunidades de qualificação profissional para os moçambicanos, ao oferecer cursos de nível IV (com dupla certificação, profissional e académica, 12º ano e cursos intensivos), que serão ministrados na EBA, a partir de 2025.
Este projecto tem grande relevância sócio-económica, uma vez que atenderá tanto a alunos e ex-alunos, como técnicos e formadores, garantindo uma formação de qualidade e possibilitando uma melhor integração no mercado de trabalho. A sustentabilidade do projecto está garantida por um conjunto de normativos legais aprovados e já publicados, em particular na possibilidade de alunos estudarem na EBA.
No quadro da sua autonomia, a EBA está disponível para receber estes alunos e/ou formadores para modelo formativo de actualização técnico-pedagógica, facilitando-lhes cursos profissionais de nível IV, e formação à medida, respectivamente.
Entre as responsabilidades da EBA, destaca-se a formação e acompanhamento dos formandos, garantindo-lhes as condições necessárias, como a facilitação do processo de obtenção de vistos junto às Embaixadas e Consulados de Portugal em Moçambique. A EBA também se compromete a monitorar o percurso escolar, oferecer estágios práticos durante o ano lectivo e emitir a dupla certificação para aqueles que completarem o ciclo formativo com êxito.

Por sua parte, a CMP ficará responsável pela selecção dos formandos, acompanhando o processo de inscrição, facilitando a entrega de documentos necessários para a obtenção de vistos e oferecendo suporte logístico aos formandos em Portugal, garantindo sua instalação e acomodação. Além disso, as duas entidades actuarão em conjunto para garantir o reconhecimento mútuo das formações e a visibilidade do projecto a nível local, regional, nacional e internacional.

O referido protocolo tem validade de três anos, com possibilidade de renovação automática, e representa um passo significativo para o fortalecimento da educação e qualificação profissional de jovens moçambicanos, criando oportunidades tanto em Moçambique quanto em Portugal.
20 comentários a “Casa de Moçambique em Portugal cria oportunidade para moçambicanos”
-
Bem haja, Casa de Moçambique 👌🏾
-
🇲🇿🤝🏿
-
Como candidatar se em curso de curta duração em Portugal
-
-
-
Como candidatar-me a bolsa de curso de curta duração em Portugal pela casa de Moçambique
-
Como fazer para se candidatar a uma vaga de eletricidade?
-
Bom dia gostaria de participar
-
Gostei e gostaria de me candidatar
-
Bem haja casa de Mocambique em portugal
-
Cordiais saudações.
Agradeço imenso em saber como fazer para candidatar-me a bolsa de estudos, pois seria de uma grande ajuda na minha carreira profissional.
Se a v.excelência digne permitir a minha candidatura.
Sem mais delongas
Saudações.
Carlos Bento Cossa -
Não entendi exatamente quais saos os documentos necessarios e quando iniciam as escrições e qual é a diração dos cursos.
-
Gostaria de saber como posso me candidatar?
Para realizar o meu sonhos!
-
Como candidatar-me a bolsa de curso de curta duração em Portugal pela casa de Moçambique?
-
Como candidatar-me a bolsa de curso de curta duração em Portugal pela casa de Moçambique?
-
Quais são os protocolos a seguir para obter a formação
-
Como obter a bolsa, formação em culinária
-
Como candidatar se em curso de curta duração em Portugal
-
Cordiais saudações.
Agradeceria imenso em saber como fazer para candidatar-me a bolsa de estudos, pois seria de uma grande ajuda na minha carreira profissional.
Se a v.excelência digne permitir a minha candidatura.
Sem mais delongas
Saudações.
Carlos Bento Cossa-
Requisitos:
. Quatro (4) fotos;
. Registo Criminal
.Cópia de BI/Passaporte reconhecido;
. Cópia de Certificado de Habilitação Reconhecido da 12ª classe;
. Curso Profissional com direito a emprego para quem tem certificado da 12ª classe
. Curso Técnico sem direito a emprego para quem tem certificado da 9ª classe;
. Declaração de Compromisso
. Curriculum VITAE
. Pagamento de PropinasPara informações adicionais sobre os requisitos para a candidatura das Bolsas de Estudo, os interessados poderão contactar a Casa de Moçambique em Portugal através do seguinte endereço:
RUA DA BENEFICÊNCIA Nº 111-2º ANDAR 1600-018 – LISBOA.
+351 915810741
+258 857849830E-mail: casa.moçambique@gmail.com
-
-
Os candidatos interessados a obtenção das referidas bolsas receberão todo o apoio necessário da Casa de Moçambique em Portugal no atinente aos seguintes aspectos:
. Recepção dos documentos para o processo de inscrição e o respectivo encaminhamento à Escola Profissional de Penacova;
. Obtenção de Vistos junto da Embaixada e/ou Consulados;
. Organização e tramitação dos documentos para efeitos de legalização dos processos de permanência em Portugal;
. Garantia de Acomodação e Alimentação durante o período de formação técnica profissional;
. Monitorização do processo de afectação dos cursantes aprovados no mercado de trabalho em Portugal nas áreas para as quais se formaram.
Requisitos:
. Quatro (4) fotos;
. Registo Criminal
.Cópia de BI/Passaporte reconhecido;
. Cópia de Certificado de Habilitação Reconhecido da 12ª classe;
. Curso Profissional com direito a emprego para quem tem certificado da 12ª classe
. Curso Técnico sem direito a emprego para quem tem certificado da 9ª classe;
. Declaração de Compromisso
. Curriculum VITAE
. Pagamento de PropinasPara informações adicionais sobre os requisitos para a candidatura das Bolsas de Estudo, os interessados poderão contactar a Casa de Moçambique em Portugal através do seguinte endereço:
RUA DA BENEFICÊNCIA Nº 111-2º ANDAR 1600-018 – LISBOA.
+351 915810741
+258 857849830
E-mail: casa.moçambique@gmail.com -
Como faço para me candidatar estando em Moçambique ?
Onde tenho que entregar os documentos?

Deixe um comentário