BM recebeu queixas contra Instituições Bancárias no primeiro semestre
O Banco de Moçambique (BM) revelou, recentemente, a lista das instituições bancárias que mais queixas receberam no decurso do primeiro semestre deste ano. De acordo com o comunicado do Banco Central, foram registadas mais de 400 queixas contra os serviços prestados por aquelas entidades e instituições de moeda electrónica que operam no território nacional.
O Banco de Moçambique refere que recebeu, no total, 436 queixas, sendo na sua maioria contra bancos e microbancos. “Um total de 344 queixas foram feitas contra bancos, 90 contra microbancos e duas contra um serviço de carteira móvel”, refere o BM.
Segundo o organismo central, o Millennium bim é a instituição bancária com maior número de queixas, somando 125 no total, e o banco com menos reclamações é o United Bank for Africa (UBA), com apenas duas.
Dados do relatório recentemente publicado pelo Banco de Moçambique demonstram que, quanto maior for a carteira de clientes do banco, maior o número de queixas.
No caso, o Millennium bim tem mais de um milhão de clientes e o UBA tem entre 100 mil e 200 mil clientes, apesar de o banco com o menor número de clientes ser o Banco Nacional de Investimento (BNI) [com menos de mil clientes] ter um registo de três queixas.
Quanto a instituições de moeda financeira, o BM não apresenta uma estimativa de número de clientes, mas refere que foi o M-pesa, da rede de telefonia móvel Vodacom, a única visada, com registo de duas queixas.
As reclamações, para quase todos as instituições financeiras, incidiram sobre ATM, contas bancárias, crédito, central de registos de crédito, cartões bancários e transferências. (DE)