Arranca construção da segunda plataforma flutuante LNG para a Bacia do Rovuma
Arranca, ainda este ano, a construção de uma segunda plataforma flutuante para a produção de gás natural liquefeito na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.
O anuncio foi feito pelo Vice-presidente da multinacional Samsung Heavy Industries, Byoungsun Lee, a saída da audiencia concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Byoungsun Lee, afirmou que o arranque da construção da nova plataforma aguarda apenas pela aprovação do governo moçambicano.
“Estamos ansiosos pela oportunidade de podermos construir uma segunda plataforma flutuante de LNG para Moçambique”, disse.
Acrescentou que “Estamos a espera que o governo moçambicano aprove o Plano de Desenvolvimento. Se for aprovado, digamos, agora, neste semestre no terceiro trimestre de 2024 já podemos estar a pensar no início da construção desta plataforma”.
A ser construida, a nova plataforma terá uma capacidade instalada para a produção anual de 3,4 milhões de toneladas, o mesmo que a Coral Sul que iniciou a sua actividade em finais de 2022, na bacia do Rovuma e que foi construída pela mesma empresa.
O Vice-presidente da multinacional Samsung Heavy Industries disse que a instituição já está a trabalhar com os seus parceiros no consórcio para submeter em breve um uma proposta para a segunda plataforma flutuante.
Trata-se da empresas francesa Technip,vocacionada na prestação de serviços na área de pesquisa e exploração de hidrocarbonetos e a JDC do Japão, especializada em perfurações offshore.
A Samsung é uma empresa de construção de barcos, plataformas flutuantes, Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência entre outros.
Na ocasiao, o vice-ministro dos Recursos Minerais esclareceu que compete a operadora manifestar o seu interesse para a construção da segunda plataforma.
Ainda esta segunda-feira, o estadista moçambicano recebeu em separado duas empresas coreanas , nomeadamente os Presidentes da KogasYeon Hye Choi e da DAEWOO E&C, Jung Wan Baek, com quem passou em revista vários projectos de cooperação no dominio economico.(RM)