EDM Busca Parcerias Nigerianas no Âmbito do Projecto “Energia Para Todos”
projecto “Energia para Todos” visa intensificar o acesso à electricidade para mais famílias e empresas a nível nacional, como contributo para a electrificação universal de Moçambique até 2030 definida na Estratégia Nacional de Electrificação (ENE), aprovada pelo Conselho de Ministros a 16 de Outubro de 2018.
Neste sentido, a Electricidade de Moçambique (EDM) tem vindo a mobilizar parcerias nacionais e internacionais, com vista a alcançar as metas estabelecidas.
Esta sexta-feira, 30 de Setembro, durante a realização do Fórum de Negócios Moçambique e Nigéria, que decorre em Maputo desde ontem, 29 de Setembro, a EDM manifestou interesse em trabalhar juntamente com a Nigéria na concretização de vários projectos de electrificação existentes, sobretudo no “Energia para Todos”.
“Aceitámos o convite formulado especificamente para apresentar as oportunidades em relação aos desafios que temos na área da electrificação, sendo um deles o de atingir o acesso universal até 2030 e temos notado que, quando lançamos concursos para a contratação, alguns países africanos não se fazem presentes. Então, vemos este fórum como uma plataforma de partilha de informação e oportunidades, e viemos aprender com os nossos irmãos nigerianos”, declarou o assessor do Conselho de Administração da EDM, Daniel Guambe.
O responsável acredita que este fórum vai servir para atrair parcerias com empresários nigerianos, uma vez que são os mesmos que demostram alguma flexibilidade e agilidade em diversas áreas, sobretudo na comercial.
No que diz respeito à existência em específico de algum projecto de electrificação entre Moçambique e a Nigéria, o assessor revelou que não existe, sendo que o grande objectivo é o desafio de assegurar que todos os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) tenham alguma interligação eléctrica e que, até 2050, todas as empresas de electricidade a nível de África estejam unidas.
O projecto “Energia para Todos” está a ser promovido pelo Governo, sendo que anualmente a Electricidade de Moçambique deve assegurar que são feitas, pelo menos, cerca de 329 mil novas ligações de eléctricas, para que até 2030 todo o País esteja iluminado. (DE)