UBA lidera debate económico africano com novo livro branco
O banco global africano, United Bank for Africa (UBA) Plc, demonstrou mais uma vez o seu compromisso em impulsionar o crescimento sustentável e a transformação económica em todo o continente com o lançamento oficial do seu livro branco inovador intitulado “Apostando no futuro de África: desbloqueando capital e parcerias para o crescimento sustentável”.
O “White Paper”, foi lançado à margem das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, na quinta-feira, fornece um roteiro abrangente para acelerar o progresso de África por meio de soluções financeiras inovadoras, reformas políticas e parcerias estratégicas, elevando as prioridades económicas de África à vanguarda das conversas financeiras internacionais.
O Livro Branco apresenta um plano detalhado e exequível, concebido para aproveitar as enormes oportunidades económicas de África, ao mesmo tempo que examina áreas de crescimento essenciais, incluindo a facilitação do comércio, o desenvolvimento de infraestruturas, a inovação digital, o financiamento climático e o crescimento inclusivo.
Ao defender a integração do capital doméstico com alianças globais estratégicas, o documento visa desbloquear cerca de 4 biliões de dólares em activos financeiros domésticos africanos, incluindo 2,5 biliões de dólares em ativos bancários comerciais e mais de 1,1 biliões de dólares em capital institucional de longo prazo, ao mesmo tempo que capitaliza o potencial de 3,4 biliões de dólares do mercado único da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA).
Para África, este documento representa um avanço crucial na infraestrutura financeira e no empoderamento económico. Ele aborda desafios de longa data, como o acesso limitado ao capital e parcerias subdesenvolvidas, propondo soluções que podem acelerar o desenvolvimento sustentável em todo o continente.


O presidente do grupo UBA, Tony Elumelu, que apresentou uma visão ousada para o futuro do continente no lançamento, afirmou: “África encontra-se numa encruzilhada transformacional, rica em resiliência, criatividade e potencial inexplorado. Com este livro branco, a UBA defende o Africapitalismo, capacitando o nosso setor privado para impulsionar um crescimento sustentável que proporcione prosperidade e riqueza social.”
Tony Elumelu, que também é defensor do conceito de africanismo, acrescentou que, ao concentrar-se no crescimento inclusivo e na inovação digital, o relatório promete melhorar a inclusão financeira de milhões de pessoas, reforçar projetos de infraestruturas e impulsionar iniciativas resilientes às alterações climáticas, promovendo, em última análise, a criação de emprego, a redução da pobreza e a integração regional no âmbito da AfCFTA.
No espaço financeiro global, a revelação também ressalta a crescente proeminência de África como um participante fundamental na economia mundial, onde investidores, instituições e decisores políticos internacionais são convidados a se envolver mais profundamente com os mercados africanos, destacando oportunidades mutuamente benéficas para fluxos de capital e colaborações.
Isso, observou ele, ajudará a remodelar as estratégias de investimento globais, incentivando uma mudança em direção aos mercados emergentes e promovendo carteiras diversificadas que incluem ativos africanos, contribuindo assim para um crescimento económico global mais equilibrado.



Elumelu explicou que, com este white paper, a UBA defende o Africapitalismo, capacitando o nosso setor privado para impulsionar um crescimento sustentável que proporcione prosperidade e riqueza social, acrescentando que “Aos investidores em toda a África e no mundo: juntem-se a nós na mobilização do nosso capital interno de 4 biliões de dólares, juntamente com parcerias estratégicas para criar oportunidades, reduzir os riscos dos investimentos e construir um futuro autodeterminado. A era da ação está a chegar, vamos aproveitá-la juntos para a soberania económica de África.”
O director geral e CEO do Grupo UBA, Oliver Alawuba, que falou mais sobre o white paper, salientou que este redefine o financiamento do desenvolvimento, passando da dependência da ajuda para vias de investimento impulsionadas pela inovação africana.
“O UBA, com o nosso profundo conhecimento local e alcance global, está numa posição única para desbloquear fluxos de capital e promover colaborações que transformam desafios em oportunidades. Apelamos aos líderes financeiros de todo o mundo: façam parceria connosco para implementar soluções ágeis, desde plataformas digitais a financiamento misto, e co-criar um crescimento resiliente que beneficie milhões de pessoas. A hora de África é agora, comprometam-se hoje a fazer parte desta jornada revolucionária”, afirmou.
O United Bank for Africa é um dos maiores empregadores do setor financeiro no continente africano, com 25 000 funcionários em todo o grupo e atendendo mais de 45 milhões de clientes globalmente. Operando em vinte países africanos e no Reino Unido, nos Estados Unidos da América, na França e nos Emirados Árabes Unidos, o UBA fornece serviços bancários de retalho, comerciais e institucionais, liderando a inclusão financeira e implementando tecnologia de ponta.
Um comentário a “UBA lidera debate económico africano com novo livro branco”
-
Estou a gostar muito desta iniciativa do governo moçambicano,ajudar jovens formado na área de agricultura para poder ter este financiamento.em exemplo eu só um técnico formado no curso de agropecuária, tenho muitos projectos mas falta de financiamento.

Deixe um comentário