
Maputo acolhe a 4ª edição do fórum nacional de governação da internet
-Evento promovido pelo MCTD e INTIC irá debater políticas digitais, segurança cibernética e o futuro da Inteligência Artificial em Moçambique.
O Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD), em coordenação com o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP., realiza no próximo dia 16 de maio corrente, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, a 4ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet (FGIMz2025). Em paralelo, terá lugar também a 2ª Edição do Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique (yFGIMz2025), reforçando o papel da juventude nas decisões digitais do país.
O evento, de carácter nacional, visa promover um espaço de debate inclusivo e de auscultação pública sobre as linhas orientadoras do desenvolvimento e gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Moçambique. Temas centrais como políticas e estratégias de Governação da Internet, Governação Digital, Segurança Cibernética, Inteligência Artificial, Certificação Digital, e o Quadro Legal e Regulamentar das TIC estarão em destaque.
De acordo com os organizadores, o fórum pretende fomentar consensos e construir uma visão partilhada sobre o futuro digital do país, sempre alinhado com os princípios democráticos e as metas de desenvolvimento económico e social de Moçambique.
À margem do evento, será lançado o livro “Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para Moçambique”, uma obra que pretende lançar luz sobre as implicações, potenciais e riscos da adopção da Inteligência Artificial no contexto nacional.
A realização simultânea do yFGIMz2025 sublinha o compromisso do governo em envolver os jovens na construção de um ecossistema digital mais seguro, inovador e inclusivo. Espera-se a participação de representantes do governo, sector privado, academia, sociedade civil e organismos internacionais.
