
AMPONESES RECEBEM INSUMOS AGRÍCOLAS EM MANICA
Camponeses da província de Manica começam a receber, até finais de fevereiro, insumos agrícolas que irão impulsionar a produção nas suas comunidades. A acção foi iniciada em dezembro passado, por meio do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclone (GREPOC), e abrange cerca de 16 mil agricultores da região.
Os insumos incluem 200 toneladas de semente de milho, 12 toneladas de feijão, 7.500 pulverizadores, igual número de enxadas, 20 toneladas de ureia, mais de 400 quilos de sementes de tomate e repolho, entre outros produtos essenciais para a agricultura. O acto simbólico de entrega dos insumos foi realizado esta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, pela Chefe do Executivo Provincial no distrito de Manica.
Durante a cerimónia, a dirigente provincial incentivou os camponeses a aproveitarem as chuvas em curso para incrementar a produção e, consequentemente, a geração de renda. Ela destacou que, para enfrentar os efeitos do fenómeno El Niño e outras situações calamitosas, o Governo de Moçambique, através do GREPOC, tem trabalhado em parceria com diversas organizações para garantir que os produtores recebam os recursos necessários à recuperação das áreas afectadas e ao aumento da produtividade agrícola.
Américo Chivale, representante do GREPOC, reiterou que o objectivo principal da iniciativa é fornecer as ferramentas necessárias aos camponeses, facilitando o acesso aos insumos e diminuindo os desafios enfrentados por aqueles que foram impactados por desastres naturais.
Os camponeses de Manica expressaram sua gratidão pela ação do Governo, ressaltando que além de garantir a produção, os insumos vão significativamente aumentar a produtividade e a segurança alimentar na província.
